Unidades móveis do Castramóvel Itinerante iniciam cirurgias gratuitas em cães e gatos em Macapá

Atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, no Macapaba I. Serão distribuídas 30 senhas diárias

0 150

Durante 90 dias, a Prefeitura de Macapá vai realizar, de forma gratuita, cirurgias de castração em cães e gatos do Conjunto Habitacional Macapaba I e bairros próximos. A ação iniciará na próxima segunda-feira (8), de forma itinerante. Duas unidades móveis de atendimento irão começar a operar e estarão à disposição dos moradores, na Quadra 10, Centrinho.

Para realização do procedimento, os tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal.

Podem ser castrados animais com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos. Pets no cio ou que amamentam não podem passar pela intervenção cirúrgica. Cães e gatos que tomaram vacina antirrábica são operados um mês depois da aplicação.

- Advertisement -

Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã. Serão distribuídas 30 senhas diárias. Os donos precisam levar o animal em jejum, no tempo mínimo de 12 horas, para realização da coleta de material e dos exames pré-operatórios.

Apresentação obrigatória de itens

Durante o atendimento é obrigatório o responsável levar: caixa de transporte para felinos; focinheira e guia reforçada para cães (machos e fêmeas); roupas cirúrgicas para cães e gatos (apenas fêmeas) e colar elizabetano para cães e gatos (machos e fêmeas).

Cronograma de atividades

8 de maio (segunda-feira) até 12 de maio (sexta-feira) – atendimento para gatos de ambos os sexos;

15 de maio (segunda-feira) até 19 de maio (sexta-feira) – atendimento para cães machos;

22 de maio (segunda-feira) até 26 de maio (sexta-feira) – atendimento para cães fêmeas

Encerrado o mês de maio, a Prefeitura de Macapá divulgará novos cronogramas dos meses de junho e julho.

O Censo Animal

O objetivo do Censo é mapear a população de animais de estimação na capital e embasar as ações futuras de saúde pública, como campanhas de castração e vacinação em massa.

Quem deseja cadastrar cão ou gato, deve acessar: censoanimal.macapa.ap.gov.br/login e seguir as etapas.

No primeiro acesso, o tutor deve se registrar. As informações solicitadas são nome, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), e-mail e senha. A partir desses dados, será gerado o login de acesso ao sistema que corresponde ao CPF e senha informados. O cadastro permanecerá aberto ininterruptamente.

Sobre a ação de cirurgias de castração

A iniciativa faz parte do projeto Castramóvel Itinerante, realizada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio da Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal. A expectativa da organização é castrar, em três meses, 900 animais. A Clínica Uptech é a empresa responsável pelas cirurgias.

Comentários
Carregando...