Prefeitura de Macapá promove ação de saúde em alusão ao Dia Mundial da Obesidade

Iniciativa aconteceu na Unidade Básica de Saúde, Padre Raul Matte e contou com serviços como nutrição, psicologia e fisioterapia

0 98

A Prefeitura de Macapá, realizou nesta segunda-feira (4), uma ação de saúde em alusão ao dia Mundial da Obesidade. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Raul Matte, no bairro Zerão, na Zona Sul da capital.

Com objetivo de conscientizar a população sobre os problemas decorrentes da obesidade, a programação contou com palestra sobre alimentação saudável, atendimentos com nutricionistas, psicólogos, médicos,  fisioterapeutas e massoterapeutas.

Auxiliar de serviços gerais, Jocilene Pontes, é moradora do bairro Zerão. Para ela, ações como essas ajudam as pessoas a buscarem cuidados com a saúde. “Já aproveitei para me consultar com o médico e vou à nutricionista também. Essa programação incentiva as pessoas a se cuidarem”.

- Advertisement -

A ação ainda contou com serviços de odontologia, vacinação de rotina e atendimentos de enfermagem, como testes rápidos e verificação de pressão arterial.

Dona de casa, Ana Lúcia Xavier, de 53 anos, faz parte do grupo Saúde e Vida Ativa, da UBS Raul Matte, que promove atividades físicas para a população. Ela conta que aproveitou a oportunidade para receber atendimentos que precisava.

“Estava precisando de atendimento psicológico. Já pratico atividades físicas aqui pela UBS, mas é preciso cuidar da mente também. A gente aprendeu sobre os perigos da obesidade e já aproveitei para ir à nutricionista”, contou.

O Dia Mundial da Obesidade, 4 de março, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o intuito de buscar por soluções concretas para auxiliar as pessoas a atingirem e manterem um peso saudável, além de garantir tratamentos adequados para reverter a crise da obesidade.

“Trabalhar a obesidade na atenção básica é fundamental, porque a gente consegue atingir desde o público infantil até a terceira idade, e a gente tem todo um suporte aqui na Unidade. Temos o trabalho dos nutricionistas, que é muito importante, associado ao trabalho dos psicólogos e da prática de atividades físicas”, enfatizou, Ione Batista, nutricionista da UBS Raul Matte.

O Ministério da Saúde considera a obesidade uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que causa prejuízos à saúde. Com o aumento excessivo do peso, o perfil gera uma predisposição para o surgimento de outras doenças.

Chefe de divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Semsa, Graça Braga, enfatiza a importância da iniciativa para combater e prevenir outras doenças.

“Nossa ação é voltada para todo o público, porque ela serve como prevenção. A obesidade pode desencadear outras doenças, como hipertensão, diabete, além de outras”, enfatizou.

Confira mais fotos:

Comentários
Carregando...