Saiba quais serviços são oferecidos pelo Hospital Veterinário

Hospital Veterinário é direcionado para pessoas de baixa renda que moram na área urbana, distritos e ilhas de Macapá

0 84

O Hospital Veterinário oferece diversos tipos de serviços para cães e gatos, como exames, cirurgias, consultas e atendimento de emergência. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e atende os moradores de Macapá. O hospital fica localizado no Ramal do Alemão, s/n, bairro Fazendinha, ao lado do Bioparque da Amazônia.

Entre os serviços estão consultas agendadas, Raio X, Ultrassom, cirurgias de média complexidade e atendimento de Emergência e Urgência. São distribuídas 15 senhas por dia.

Para realizar o agendamento, é necessário comparecer no local com a documentação exigida ou entrar em contato pelo número (96) 98434-3081, que está disponível para ligações e também pelo aplicativo WhatsApp.

- Advertisement -

Critérios de atendimento

Para ser atendido no hospital é preciso ter alguns requisitos como possuir renda familiar de até dois salários mínimos ou está inscrito no CadÚnico ou em programas sociais da Prefeitura. O pet também deve estar cadastrado no Censo Animal do Município.

O tutor do animal precisa ser maior de 18 anos e residente de Macapá. No dia da consulta, é necessário que o tutor leve os documentos que comprovem as informações exigidas como RG, CPF, CadÚnico ou o contracheque; e os documentos do animal, como carteira de vacinação e exames realizados anteriormente.

Consultas

As consultas servem para verificar se o animal está saudável e precisa de algum tipo de exame ou intervenção cirúrgica.

Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos fins de semana apenas para animais internados.

Exames

Exames de diagnóstico por imagem
ultrassonografia abdominal e radiografias (raio x).

Exames laboratoriais
exame de sangue para detectar doenças como anemia, infecções, inflamações (hemograma); exame de análise da urina para detectar problemas renais (uroanálise); exame de fluidos para investigação de doenças específicas (bioquímico)

Exames preventivos

detecção de problemas no coração (eletrocardiograma)

Para procedimentos como eletrocardiograma e raio-x, é necessário o tutor comparecer com antecedência no Hospital Veterinário com documentos necessários para o agendamento.

Cirurgias oncológicas
remoção completa ou parcial das glândulas das mamas (mastectomia)

Cirurgias ortopédicas
em membros como patas, que precisam de amputação

Cirurgias oftalmológicas
retirada do globo ocular (enucleação)

Cirurgia reprodutiva

retirada do útero e ovários inflamados de gatas e cães fêmeas (piometra); cirurgia de emergência em casos de problemas durante a gestação (cesariana)

As cirurgias são marcadas pelo próprio Hospital Veterinário após avaliação dos animais por médicos veterinários do hospital.

Casos de urgência e emergência

Emergência

São consideradas emergências casos em que há risco à vida do animal e é necessário atendimento imediato, como atropelamento, perda de memória, convulsões, hemorragia, entre outros.

O atropelamento só é considerado caso de emergência se atendimento for procurado em até 4 dias.

Os casos de emergência são atendidos imediatamente e não precisam de senhas para serem consultados. Os tutores devem apresentar apenas RG e comprovante de endereço, os demais documentos podem ser entregues em outro momento.

Urgência

Já a urgência é caracterizada por algo que precisa de cuidado veterinário, não de imediato, pois não coloca a vida do animal em risco naquele momento, mas pode evoluir e se tornar um caso de emergência.

São casos de urgência feridas, intoxicação por veneno, diarreia, ingestão de corpo estranho, partos, reação alérgica e vômitos.

Castração

Para serviços de castração, a Prefeitura dispõe o Castramóvel, serviço específico para cães e gatos. Para realização do procedimento, os tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal.

Podem ser castrados animais com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos.

Comentários
Carregando...