Primeiro Torneio de Xadrez é realizado em escola municipal

Jogo teve seis rodadas que computavam pontos, os enxadristas foram divididos aleatoriamente entre as séries 1° ao 5° ano

0 27

A escola municipal Elita Nunes Melo realizou na manhã desta sexta-feira (22), o primeiro Torneio de Xadrez da instituição. 44 alunos participaram, no nível 1 (1° e 2° ano) e no nível 2 (3°, 4° e 5° ano).

Reis, rainhas, torres, peões, cavalos, bispos são peças do famoso jogo de mesa recreativo e dinâmico para dois jogadores. Os alunos estavam animados e ansiosos para iniciar a partida. O jogo teve seis rodadas que computavam pontos, os enxadristas foram divididos aleatoriamente entre as séries 1° ao 5° ano, jogando as seis rodadas.

Maria Clara, de 11 anos, estudante do 5° ano, participou do torneio de Xadrez, e falou da emoção de ter ganhado uma das seis partidas.

- Advertisement -

‘’Estou gostando de estar participando desse momento, eu já jogava xadrez, aprendi com meu primo, mas o professor ensinou mais’’, disse.

Silmara Gama, mãe do Caio, estudante do 2° ano, estava animada e esperançosa com a participação do filho na competição. ‘’Estou com expectativas boas, mas entendo que além de ganhar, meu filho precisa se divertir’’, disse sorrindo.

Silmara Gama, mãe do Caio, estudante do 2° ano | Foto: Fernando Tavares/PMM

O diretor da escola Elita Nunes, Alban Cordeiro, destacou que o projeto foi desenvolvido no decorrer do ano, e hoje foi a culminância. A seleção dos 42 estudantes aconteceu por seletiva dos que mais se destacaram no Xadrez. Além disso, o gestor da escola, ressaltou a importância de práticas educativas por meio de brincadeiras recreativas.

‘’O jogo de xadrez contribui no desenvolvimento psicomotor, cognitivo, interação social e respeito entre os alunos’’, disse.

Alban Cordeiro, diretor da escola Elita Nunes | Foto: Fernando Tavares/PMM

Sandro Costa, professor de matemática e coordenador do projeto de Xadrez na escola, comentou que o objetivo do projeto é pedagógico, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades como: concentração e raciocínio..

‘’O xadrez ajuda a pensar e analisar, os alunos respondem de forma impulsiva, com isso, o jogo auxilia na concentração de ações’’, relata.

Para mais, o coordenador do projeto, frisou que apesar de ser uma competição, os estudantes precisam estar felizes. Os finalistas das categorias 1 e 2 receberam dois tabuleiros grandes para o primeiro lugar, dois tabuleiros médios e mais cinco tabuleiros até o sétimo lugar.

Pedro Henrique, de 11 anos, aluno do 5° ano, foi o campeão no Nível 2, vencendo cinco partidas do torneio. Ele comentou que não jogava xadrez e aprendeu com o professor nas aulas voltadas para o esporte.

Confira finalistas: 

Nível 1  ( 1° e 2° ano) Nível 2 (3°, 4° e 5° ano).
1 –  VICTOR KAWÃ COSTA 1 – PEDRO HENRIQUE FOGAÇA
2 –  ARTHUR CAUÃ ASSUNÇÃO 2 – THIAGO LORRAN SOUSA
3 – PEDRO HENRIQUE SANTOS 3 – DAVID RIAN SANTOS
4 – VITOR GUILHERME PAIXÃO 4- ERYCK RAMON
5 – DAVI GABRIEL BATISTA 5- LUIZ PHELIPE LIMA
6 – JOÃO VICTOR QUARESMA 6 – YASMIM RAFAELE
7 – PÉROLA DE JESUS 7-  BRENNO MANUEL COSTA

Confira mais fotos

Comentários
Carregando...