Prefeitura lança projeto de eco barreiras ‘Rede do Bem’ e intensifica limpeza da cidade

Iniciativa tem o objetivo de fazer a contenção de resíduos sólidos flutuantes em canais para facilitar a remoção e evitar o bloqueio do escoamento

0 74

A Prefeitura de Macapá começou 2024 com uma série de ações para manter a cidade limpa e prevenir alagamentos no período chuvoso. Nesta terça-feira (2), foram realizados serviços de varrição, capina, roçagem e retirada de resíduos sólidos em duas importantes vias da cidade: a Rua Santos Dumont, no bairro Santa Rita e a Avenida Feliciano Coelho, no Trem. Os trabalhos são executados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur).

Além disso, como novidade para este ano, a pasta apresentou o projeto eco barreiras ‘Rede do Bem’, colocado em prática no canal do Perpétuo Socorro, localizado no bairro oeste da cidade. A iniciativa usa garrafões de água mineral para isolar e remover o lixo jogado no canal. A finalidade é formar uma barreira que impeça o lixo de se espalhar e facilite a sua coleta. Também foram realizados serviços de desobstrução, roçagem e limpeza no canal do Beirol.

Moradora há mais de 20 anos do bairro do Beirol, Maria Lobato, fala sobre o serviço realizado no canal. “Com a limpeza fica muito melhor, fica mais bonito, mais higiênico e seguro para nós que moramos aqui”, disse.

- Advertisement -

A empreendedora, Graça Lopes, de 52 anos, mora na Avenida Feliciano Coelho, no bairro do Trem, e agradeceu a limpeza realizada na via. Ela disse que a rua sempre recebe os trabalhos. “Espero que as pessoas mantenham assim e não joguem lixo de forma irregular e irresponsável”.

O projeto Rede do Bem será implementado em mais outros dois canais ainda nesta primeira semana de janeiro. A Zeladoria Urbana também disponibilizou o número do Descarta Treco (96) 98125-1151 para a doação de garrafas de 12 L que estejam vencidas ou sem uso.

O secretário da Semzur, Helson Freitas, disse que os serviços de limpeza são permanentes e abrangem toda a cidade. Ressaltou a importância da colaboração da população para evitar jogar lixo nas ruas, nas valas, nos canais e nos bueiros, pois prejudica o escoamento da água e causa alagamentos.

Confira mais fotos:

Comentários
Carregando...