Prefeitura garante limpeza e organização nos cemitérios de Macapá no Dia de Finados

Com funcionamento das 7h às 18h30, os locais também tiveram ponto itinerante de vacinação e venda de artigos religiosos e ornamentais

0 86

Dia de Finados tem como objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, mas deixaram saudades e belas lembranças na memória de quem ficou.

Para oferecer um ambiente reconfortante e adequado aos familiares e amigos que foram prestar suas homenagens, a Prefeitura de Macapá, esteve com equipes nos três cemitérios da cidade para dar apoio e manter o local limpo e organizado.

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), é a responsável pelos espaços e atuou com equipes de apoio na localização de sepulturas, limpeza instantânea, com garis espalhados desde a entrada até o final dos ambientes, além do carro pipa para possíveis eventualidades.

- Advertisement -

Com vários familiares sepultados no cemitério Nossa Srª da Conceição, entre eles, seu esposo, a aposentada Esmeralda Albuquerque, 86 anos, contou que neste dia gosta de levar flores e acender velas, ela acredita que assim seus parentes terão um  bom descanso eterno e fica feliz de ver o ambiente limpo e organizado.

No cemitério São José, a dona de casa, Cleia Ramos, falou do sentimento de ir até o local prestar homenagens a sua falecida mãe.

“Sempre venho, mas este ano é o primeiro com a minha mãe sepultada aqui. A gente fica triste, mas lembra dela com carinho e agradece por encontrar o lugar bem cuidado, afinal os restos mortais dela estão aqui e é preciso ter esse respeito”, disse emocionada.

A Prefeitura disponibilizou equipes para auxiliar quem estava com dificuldades para encontrar a sepultura de seus entes queridos. Bastava procurar a administração do cemitério e informar o nome e o ano de falecimento da pessoa sepultada. Os servidores faziam a busca na lista e informavam a localização exata.

“Hoje é um dia muito importante para homenagear aqueles que doaram suas vidas para ajudar os outros. A prefeitura de Macapá está em todos os cemitérios e preparou esses espaços para que a população e suas famílias tenham um dia de reflexão e muitos agradecimentos”, ressaltou o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Além do serviço de apoio e limpeza, a prefeitura ofertou um ponto de vacinação itinerante, próximo ao cemitério São José das 9h às 13h, e ficou localizado na Rua Marcelo cândida n° 1357, esquina com Av. Antônio coelho de carvalho. As vacinas disponíveis foram a da COVID-19 (adulto e infantil) e HPV.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas, destacou a importância do trabalho realizado pela Prefeitura para o dia dos finados.

“Foi um trabalho intenso, começamos no início de outubro, sabíamos que o fluxo ia ser grande. São esperadas mais de 100 mil pessoas nos três cemitérios e nos antecipamos para garantir que nossos munícipes pudessem fazer suas homenagens com tranquilidade”, enfatizou o secretário.

Renda Extra:

Para fomentar a economia no dia de finados, a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), organizou os empreendedores que estiveram nos arredores dos cemitérios com a comercialização de produtos.

O empreendedor, Gleidson Araújo, esteve na frente do cemitério Nossa Srª da Conceição com a venda de flores e velas, ele conta que essa época é favorável para fazer uma renda extra.

Empreendedor Gleidson Araújo em sua barraca em frente ao cemitério Nossa Srª da Conceição | Foto: Nágila Rocha/PMM

“Daqui nós tiramos o nosso ganha pão, e é até uma forma de tirar o 13º salário. Quero agradecer pela organização e apoio, e pelos banheiros químicos, que foi um pedido nosso. Está tudo maravilhoso e estou fazendo boas vendas”, cpmentou Gleidson.

A Semtradi cadastrou 300 empreendedores dos ramos de artigos religiosos e ornamentais, gêneros alimentícios e bebidas não alcoólicas. Todos foram alocados em locais apropriados para venda. Além disso, a Semtradi garantiu banheiros químicos, uma solicitação dos empreendedores.

“A gestão municipal disponibilizou espaços para que os empreendedores pudessem fazer suas vendas e ainda facilitar, inclusive, a vida do munícipe que precisa prestar a sua homenagem, e não teve tempo ao longo da semana para adquirir esses utensílios”, pontuou a secretária da Semtradi, Marciane Santo.

Confira mais fotos:

Comentários
Carregando...