Prefeitura empossa novos conselheiros municipais de saúde para o mandato de dois anos

Prefeitura de Macapá conduziu a cerimônia de posse dos 16 titulares e suplentes nesta segunda-feira

0 20

A Prefeitura de Macapá deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), nesta segunda-feira (15), durante uma solenidade realizada no auditório da Fumcult. Os 16 empossados, titulares e suplentes, terão mandato durante os anos de 2024 e 2025.

O Conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável por desenvolver estratégias e supervisionar a implementação de políticas de saúde do município. O órgão abrange também aspectos econômicos e financeiros na gestão em saúde de Macapá.

De acordo com Erica Aymoré, Secretária Municipal de Saúde (Semsa), o conselho reforça a participação da comunidade e suas representações no processo de tomada de decisões referentes à saúde do município.

- Advertisement -

“Por meio desse grupo, são formuladas estratégias e feito o controle da execução de políticas públicas voltadas à saúde. O conselho atua como uma extensão da população para garantir a continuidade na prestação de serviços de saúde à comunidade”, disse.

Cleiton Melo, Diretor-presidente do Instituto Brasil Futuro (IBRAF), eleito como um dos titulares do conselho, ressalta a relevância de sua participação para o avanço contínuo da saúde em Macapá.

“Me candidatei ao conselho por reconhecer a importância da participação ativa de entidades e organizações civis na tomada de decisões relacionadas à saúde. Já desenvolvemos projetos sociais que auxiliam a saúde em Macapá, e que contribuirão para a gestão municipal”, disse.

A cada dois anos, entidades e organizações da sociedade civil com abrangência e representatividade municipal comprovada podem se inscrever para compor o conselho, fortalecendo a participação da comunidade na tomada de decisões relacionadas à saúde.

Os titulares e suplentes foram eleitos por meio do processo eleitoral realizado em dezembro de 2023. O Conselho é dividido por segmentos, sendo eles:

Usuários

Representantes da sociedade civil, sendo indivíduos da comunidade que se candidatam para ter voz ativa e representar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Trabalhadores

Representantes dos profissionais da saúde, sendo responsáveis por buscar melhores condições de trabalho aos que prestam serviço à administração municipal.

Gestão

Atua com a participação de membros ligados ao poder executivo municipal, que assume a função gerencial dentro do conselho.

Confira mais fotos

Comentários
Carregando...