Prefeitura de Macapá realiza limpeza de vias e ações do Plano de Inverno nos bairros do Perpétuo Socorro e Congós

Capina, roçagem, desobstrução de valas e bueiros foram realizadas com auxílio de máquinas como caminhão de hidro jato e uma pequena embarcação

0 54

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), atua no Plano de Inverno atual desde novembro de 2023 e, na manhã desta quarta-feira (21), realizou serviços nos bairros Perpétuo Socorro, na Zona Leste, e Congós, na Zona Sul.

Capina, roçagem, desobstrução de valas e bueiros foram realizados pelas equipes da Zeladoria com o auxílio de máquinas como caminhão de hidrojateamento e uma pequena embarcação para acessar áreas de difícil acesso.

Moradora e proprietária de uma loja de roupas no bairro Perpétuo Socorro, Rosi Carvalho, 36 anos, fala sobre o serviço que beneficia os moradores e também os empreendedores da região.

- Advertisement -

“Está sendo ótimo, até porque no período de chuva, acaba indo parar sujeira nas valas e bueiros e com essa iniciativa da Prefeitura, fica bom para a gente, porque mantém todo o tempo limpo, não alaga e fica bom esteticamente para os lojistas e também para quem mora aqui no Bairro”, falou.

No bairro Perpétuo Socorro, as equipes da Zeladoria utilizaram um caminhão de hidrojato para desentupir bueiros, além de realizar a limpeza de valas com a retirada de sedimentos e resíduos. Vias do bairro também receberam os serviços de capina, roçagem e varrição.

Eliziane Sousa, auxiliar de cozinha, mora no bairro dos Congós há mais de sete anos. Ela contou que a limpeza realizada ajuda a diminuir os riscos da Dengue, pois os objetos que serviriam de criadouro para o mosquito transmissor da doença foram retirados de locais inapropriados e isso deixou os moradores mais tranquilos.

No bairro Congós, os serviços realizados foram de desobstrução nas áreas de escoamento, onde há passarelas, com roçagem e retirada de resíduos sólidos. Foi necessário utilizar uma pequena embarcação para acessar áreas de difícil acesso.

Plano de Inverno

É uma iniciativa da Prefeitura de Macapá para prevenir alagamentos e transtornos aos munícipes no período do inverno amazônico. O foco é na limpeza e desobstrução de canais, valas e áreas de escoamento da cidade.

Áreas como o canal do Beirol, canal do Perpétuo Socorro, bacia das Pedrinhas e muitos outros já receberam ações do Plano de Inverno, que segue em execução.

Para o titular da Semzur, Helson Freitas, o plano é fundamental para o bem-estar da população no período invernoso.

“Nosso compromisso é deixar nossa população tranquila e segura durante o inverno e para isso temos trabalhado intensamente desde novembro para evitar situações que tragam desconforto. É um trabalho complexo que envolve toda uma logística, com utilização de máquinas e técnicas específicas”, enfatizou o secretário.

Confira mais Fotos:

Comentários
Carregando...