Prefeitura de Macapá realiza 1ª reunião do Plano de Mobilidade Urbana

Proposta será debatida em quatro oficinas comunitárias para ouvir as demandas da população

0 31

Na manhã desta segunda-feira (4), a Prefeitura de Macapá iniciou a Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Macapá – PlanMob. A primeira reunião aconteceu no auditório da Organização dos Advogados Brasileiros – OAB, reunindo mais de 20 entidades representativas da sociedade. O plano visa proporcionar o acesso da população às oportunidades que a cidade oferece, com condições adequadas ao exercício da mobilidade da população e logística de circulação de bens e serviços. 

Para compor a mesa estavam representantes da sociedade: Dra. Patrícia Almeida, diretora-presidente da CTMac, Wandemberg Gomes, arquiteto da CTMac, Marina Soriano, representante da EGL engenharia, Carlos Costa, representante da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (UECSA), Cristiano Teixeira, presidente dos sindicatos dos rodoviários, Markus Pathyaka, presidente dos mototaxistas, Charles Gonzalez, presidente do sindicato dos motoristas de aplicativos, Joelson Rogério, presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá – Adfap, Eliston Bentes, servidor e representante da promotoria de Justiça de urbanismo, Habitação, Saneamento e Mobilidade Urbana, dentre outros convidados.

Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Macapá | Foto: Arthur Alves/PMM

- Advertisement -

A Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana está sendo realizado pela Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte e EGL Engenharia. 

O PlanMob está na fase de preparação e diagnóstico para somente depois tornar lei. A proposta será debatida em quatro oficinas comunitárias para ouvir as demandas da população relacionadas à mobilidade urbana. O plano terá validade por 10 anos. 

Carlos Costa, representante da UECSA, falou sobre a importância da inclusão dos estudantes em debates voltados à mobilidade urbana. 

“A classe estudantil utiliza ônibus, então reuniões como essa são importantes para discutirmos a qualidade do transporte público’’, disse o estudante. 

Carlos Ronaldo, presidente da associação comunitária dos moradores do Loteamento Parque dos Buritis, comentou que reuniões como essa são necessárias à população macapaense. Ele também destacou a ausência de calçamento, rota e paradas de ônibus e ciclovias.

‘’O meu bairro não pode ficar de fora dessa discussão tão importante para sociedade, eu vim para trazer as demandas da minha comunidade’’, disse. 

Carlos Ronaldo, presidente da associação comunitária dos moradores do Loteamento Parque dos Buritis | Foto: Fernando Tavares/PMM

Dra. Patrícia Almeida, diretora-presidente da CTMac, relatou ser a primeira vez que a gestão municipal se preocupou em criar um plano de mobilidade urbana para o município. 

‘’Estamos debatendo a necessidade e bem-estar da população. E esse é o foco do planejamento, sempre buscamos ouvir a comunidade e entidades civis para entregarmos um serviço público de qualidade’’, destacou a presidente da CTMac. 

‘’O plano de mobilidade é feito principalmente pela população. Quando a sociedade está presente nas oficinas e debates, conseguimos entender a demanda populacional’’, relatou Marina Soriano, representante da EGL engenharia.  

Marina Soriano, representante da EGL engenharia | Foto: Arthur Alves \PMM

Nesta primeira etapa foram debatidos quatro temas: pedestre; ciclista; transporte público; segurança viária; transporte fluvial e transporte de carga.     

O PlanMob está vinculado ao Plano Diretor Municipal e obedece às diretrizes urbanísticas fixadas nos planos regionais. Vale lembrar que o PlanMob não é outro plano urbano, mas parte complementar, contínua e harmônica do Plano Diretor.

O PlanMob também ouvirá as demandas da população, nos dias 6, 7, 11 e 15 de dezembro haverá a participação social por meio de oficinas comunitárias em pontos da cidade.  

Confira cronograma: 

Zona Norte 

Data: 6 de dezembro 

Hora: 18h 

Local: Emef Josafá Aires – Infraero 1

Central

Data: 7 de dezembro 

Hora: 18h 

Local: Emef Aracy Nascimento – Santa Rita 

Zona Oeste

Data:11 de dezembro 

Hora: 18h 

Local: Sest Senat – Cabralzinho

Zona Sul

Data:15 de dezembro 

Hora: 18h 

Local: Emef Cacilda Ferreira Vasconcelos – Fazendinha

Confira mais fotos

Comentários
Carregando...