Prefeitura de Macapá instala sistema de segurança e monitoramento na Praça do Coco

Ação conjunta da Semhou e Guarda Civil é uma ação preventiva para garantir a segurança do local

0 102

Com a missão de promover a organização e ordenamento da cidade, a Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), em parceria com a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), após constantes ações de fiscalização adotaram novas medidas para garantir o bem-estar na Praça do Coco. Nesta terça-feira (23), às 18h, iniciou a ação de monitoramento “Praça Segura”, realizada pela Guarda, responsável pela operacionalização do ônibus que monitora o local.

Atendendo às novas medidas de ordenamento e segurança adotadas para melhorar o funcionamento da Praça, o ônibus de monitoramento da Guarda Civil ficará instalado no local pelo período de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais tempo. O efetivo de profissionais da guarnição permanecerá no local das 17h até a meia noite, horário em que os quiosques devem encerrar suas atividades.

- Advertisement -

A iniciativa visa promover a segurança e o bem-estar da população que frequenta o local e dos empreendedores que trabalham na Praça. Além disso, busca resgatar a tranquilidade, para que as famílias voltem a frequentar a área de lazer como um ambiente saudável.

Marizete Maciel aproveitou o início da noite para passear com seu neto, o pequeno Fernando César, de 5 anos, que não perdeu tempo para brincar na Praça.

“Eu vim passear e trazer meu neto para brincar, quando vi a Guarda Civil na Praça me senti muito segura aqui. A gente agradece muito por este serviço que está sendo feito, nos sentimos mais à vontade para trazer as crianças num ambiente que conta com segurança”, enfatizou Marizete.

As ações da equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), sob a coordenação do secretário Nildo Nunes, desencadeou uma série de medidas preventivas que tratam de melhorias para praças, logradouros públicos e toda extensão da orla da cidade. Dentre as mais ostensivas destacam-se o monitoramento realizado pela Guarda Civil, fiscalização contínua da Semhou em conjunto com outras secretarias do município e o apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar.

“A proposta das ações é fortalecer cada vez mais o trabalho conjunto das instituições para organizar e manter a ordem pública da cidade, promovendo segurança para todos. Além disso, as ações contínuas ajudam a combater os índices de violência”, complementou o secretário Nildo Nunes.

Sistema de segurança

Além da guarnição presente na Praça, os frequentadores e empreendedores contam com o monitoramento de 10 câmeras que vigiam os quiosques, a área e o passeio público, além do trânsito do local, sendo que a câmera central pode elevar-se até nove metros do chão e filmar em um raio de 600 metros de distância.

“Estamos dando apoio à Semhou para garantir a segurança das pessoas que frequentam e trabalham na Praça do Coco e neste perímetro da orla. Nossas câmeras de segurança possuem um sistema avançado e moderno de vigilância que combatem e inibem eventuais delitos e nos ajudam a fazer reconhecimento num raio de grande alcance”, ressalta a comandante da Guarda Civil, Joeva Reis.

A presença da Guarda Civil Municipal reforça a segurança dos frequentadores, prevenindo incidentes de furto, roubo, assalto e até mesmo acidentes de trânsito. O trabalho conjunto da Semhou e da Guarda continuará percorrendo as praças e outros pontos estratégicos da cidade como forma de promover mais segurança para a população.

Comentários
Carregando...