Prefeitura de Macapá inicia projeto “Ação Escola Limpa” nas unidades de ensino do município

Mutirão de limpeza envolve diretamente 150 profissionais. Inicialmente, 45 escolas municipais serão contempladas, e posteriormente, todas as escolas da rede

0 89

As aulas na rede de ensino do município de Macapá retornam no próximo dia 15 de fevereiro. E para receber os estudantes num ambiente agradável e seguro, a Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed), e de Zeladoria Urbana (Semzur), iniciou nesta quinta-feira (8), um mutirão de limpeza em 15 unidades escolares. Cerca de 150 profissionais estão trabalhando diretamente na execução e logística dos serviços.

O projeto intitulado Ação Escola Limpa, continua nesta sexta-feira (9), em mais 30 instituições da rede, e posteriormente, alcançará todas as escolas municipais.

De acordo com o secretário Helson Freitas, da Zeladoria Urbana de Macapá, os serviços executados são de capina, roçagem, poda de árvores, desobstrução de bueiros, retirada de lixo e entulhos tanto do ambiente interno quanto do entorno das unidades de ensino.

Para o subsecretário de planejamento e gestão da Semed, Marcelo de Oliveira, a Ação Escola Limpa tem o objetivo de preparar o ambiente escolar para o ano letivo de 2024. “Nossa intenção é proporcionar um ambiente agradável, seguro e adequado para nossas crianças, para que o processo de ensino e aprendizagem seja completo”, destacou o subsecretário.

Fazendo parte da equipe de limpeza, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Meu Pé de Laranja Lima, o agente de serviços gerais (verdinho), José Francisco de Almeida, de 44 anos, falou da emoção de se sentir parte do processo. “É um sentimento muito bom estar envolvido neste projeto de limpeza das escolas, porque é um cuidado que todos devemos ter com as crianças, principalmente na retirada de lixo e entulhos que podem acumular água, insetos e causar doenças”, enfatizou Francisco.

A diretora da Emef Meu Pé de Laranja Lima, Joanise Ramos, ressaltou que no período de aulas, a escola mantem o ambiente limpo, por meio de capina e poda das plantas, mas que no período de férias, quando coincide com a época de chuvas, o mato cresce muito rápido, sendo necessário um trabalho de roçagem com equipamentos especializados.

Atualmente a Prefeitura conta com 105 escolas, incluindo a Clínica-escola Coração Azul, e mais dois centros educacionais em parceria com a igreja católica. Totalizando 107 unidades educacionais na rede pública do município.

Escolas que receberão a ação de limpeza nesta quinta-feira (8)

Clínica-escola Coração Azul – Av. Procópio Rola, 1162 – Centro;

Creche Municipal Cantinho do Amor – Rua Xingu, 274, Perpétuo Socorro;

Creche Municipal Tio Soró – Rua Vila dos Operários – Alfavile, Fazendinha;

Emef Aracy Nascimento – Rua Dr. Marcelo Cândia, 615 – Santa Rita;

Emef Fortaleza – Rodovia Josmar Chaves Pinto (antiga JK), 1766 – Igarapé da Fortaleza;

Emef Jardim Felicidade – Rua Vereador Júlio Maria Pinto Pereira, 629 – Jardim Felicidade;

Emef Joanna Santos da Silva – Comunidade Quilombola do Curiaú, Rua Santa Maria – Curiaú de Fora;

Emef José Leoves Teixeira – Rua Renascimento, 2041 – Renascer;

Emef Maria Luiza Bello da Silva – Av. Inspetor Orlando Dias, 58 – Universidade;

Emef Recanto da Amizade – Rua Secundino Campos, 240 – Nova Esperança;

Emef Elita Nunes – Av. 14 de julho, 1050 – Novo Buritizal;

Emef Hildemar Maia – Av. Cônego Domingos Maltez, 506 – Trem;

Emei Meu Pé de Laranja Lima – Av. Cora de Carvalho, 137 – Santa Rita;

Emei Ana Luiza de Sousa Moraes – Rua Claudomiro de Moraes, 802 – Novo Buritizal;

Emei Mundo da Criança – Av. Paraíba, 201 – Pacoval.

Este projeto é uma força tarefa de limpeza para o início das aulas nas escolas do município. Porém, a Zeladoria Urbana já realiza, rotineiramente, ações de retirada de lixo e entulhos dos arredores das instituições de ensino de Macapá, visando a segurança de ir e vir dos estudantes, profissionais da educação e população geral.

| Fotos: Merlin Pires /PMM

Comentários
Carregando...