Prefeitura avança no Plano de Inverno com frentes de trabalho na Zona Sul de Macapá

Moradores elogiam a iniciativa e destacam a importância do serviço para prevenir alagamentos e doenças no período do inverno amazônico

0 56

A Prefeitura de Macapá avança com o Plano de Inverno e nesta sexta-feira (19), realizou a limpeza de bueiros, canais e áreas de escoamento em três bairros da capital com serviços de roçagem, capina e desobstrução. Os bairros beneficiados nesta etapa foram Santa Rita, Nova Esperança e Novo Buritizal, todos na Zona Sul da cidade.

Iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) e tem como objetivo prevenir alagamentos nas áreas de ressaca, vias e canais durante o inverno amazônico.

O mecânico automotivo, Ilquer Cordeiro, mora  no bairro Nova Esperança, onde tem uma oficina, para ele o serviço melhorou o escoamento na região.

- Advertisement -

“Antes alagava e a água escorria devagar, mas agora não, desde que fizeram a primeira limpeza, final do ano passado, deu certo, a água escoa rápido e já não alaga”, disse.

Para realizar os serviços, as equipes da Zeladoria Urbana utilizam todo maquinário necessário. Na desobstrução de bueiros no bairro Santa Rita foram usados uma retroescavadeira e um caminhão de hidro jato.

Nos bairros Nova Esperança e Novo Buritizal, foi necessário a utilização de pequenas embarcações para alcançar áreas de difícil acesso.

“Eu acho esse trabalho essencial para evitar doenças e mau cheiro. Já moro aqui há 27 anos e a situação era crítica, agora vai ficar mais limpo e seguro”, afirmou Roberto Santos, pedreiro que reside no Conjunto Laurindo Banha, no bairro Novo Buritizal.

O plano de inverno atual começou no dia 8 de novembro de 2023 e já atendeu vários bairros da cidade, como Buritizal, Muca, Santa Rita, Congós, Perpétuo Socorro, Centro e Laguinho.

As ações seguem um cronograma baseado nas áreas mais críticas com históricos de alagamentos e durante o mês de janeiro as ações são intensificadas em preparação ao maior volume de chuvas esperados para os meses de Fevereiro e Março.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana Helson Freitas reforçou o compromisso da Gestão Municipal com a limpeza e organização da cidade.

“Nós estamos trabalhando com uma equipe qualificada e equipamentos adequados para fazer a limpeza dos canais, bueiros e galerias que fazem parte das bacias de escoamento. Queremos garantir que a água da chuva tenha um fluxo contínuo e não cause transtornos para os nossos munícipes durante o inverno amazônico”, enfatizou o Secretário.

Confira mais fotos:

Comentários
Carregando...