Prefeito Dr. Furlan entrega Centro Comunitário Francisca Antônia Gomes, em comunidade quilombola

Prazo para reconstrução foi de sete meses. Investimento de R$ 399.990.00 é oriundo de Transferência Especial do ex-deputado Camilo Capiberibe, mais contrapartida do Tesouro Municipal

0 70

Nesta sexta-feira (1), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou o Centro Comunitário Francisca Antônia Gomes totalmente reconstruído. Está localizado na comunidade quilombola São José do Porto do Céu.

O lugar beneficiará aproximadamente 56 famílias da região e outras comunidades que acessam o Rio Matapi, como São João do Matapi, São Raimundo, entre outras.

| Foto: Giovanni Maciel Neto/PMM

O tamanho total de área é de 246,19 metros quadrados. Os serviços executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) foram: reforma das paredes, banheiros e muros; construção de nova cozinha; instalações de poço artesiano, piso, forro PVC, portas e janelas; aquisição de louças sanitárias; calçada; pinturas diversas; novo sistema elétrico e novo telhado.

O investimento de R$ 399.990.00 é oriundo de Transferência Especial do ex-deputado Camilo Capiberibe, mais contrapartida do Tesouro Municipal. Prazo para reconstrução foi de sete meses.

Dr. Furlan passou um recado à comunidade. “Cuidem, porque esse lugar é de vocês. Trata-se de um dia de comemoração, que ficará marcado em nossas vidas. Está eternizado o nome da dona Francisca, uma pessoa que foi pioneira na comunidade”.

“É um momento de alegria. Os moradores recebem um benefício tão bom. Me sinto feliz por celebrar com todos os moradores da comunidade”, ressaltou o autor da emenda, Camilo Capiberibe.

Segundo a presidente da Associação de Moradores, Maria das Dores, “a situação do lugar era crítica. Estrutura estava podre e caindo tudo. O espaço está bonito e vai durar anos. Um centro digno para realizar nossas programações, reuniões e festas tradicionais dos santos”, manifestou.

Para o filho da homenageada, Bernando Gomes, batizar o lugar com o nome da mãe representa zelo pela memória. “Me sinto feliz pelo centro ser batizado com o nome da minha mãe. Esse ano ela completa 29 anos de morta. Mas, graças a Deus, a memória dela está viva. É como se estivesse no meu lado e perto de todos vendo essa felicidade”.

Filho da homenageada, Bernando Gomes | Foto: Jesiel Braga/PMM

Perfil da homenageada

Francisca Antônia Gomes nasceu em 1918 e faleceu há 29 anos. Foi uma das idealizadoras da Festividade de São José, na região do Matapí.

Francisca Antônia Gomes | Foto: Jesiel Braga/PMM

Daí surge o nome da comunidade quilombola São José do Matapi. O “grupo de Marabaixo São José do Matapi” é composto por moradores e parentes de Francisca Antônia.

A reconstrução da área beneficiará aproximadamente 200 moradores.

| Fotos: Jesiel Braga/PMM

- Advertisement -

Comentários
Carregando...