Prazo para alistamento militar encerra no dia 30 de junho; veja como proceder

É indispensável apresentar CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto no momento da inscrição, que acontece de 8h às 14h

0 70

Jovens nascidos em 2005, com 18 anos completos, têm até o dia 30 de Junho para fazerem o alistamento militar. A 45ª Junta do Serviço Militar de Macapá, localizada na Av. Acelino de Leão,345- no bairro Trem, Zona Central de Macapá, está recebendo inscrições presenciais, enquanto o alistamento online pode ser feito através do endereço eletrônico alistamento.eb.mil.br. O prédio da Junta de Serviço Militar é administrado pelo Gabinete Civil da Prefeitura de Macapá.

É indispensável apresentar CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto no momento da inscrição, que acontece das 8h às 14h.

O descumprimento do alistamento militar acarreta consequências significativas, como a impossibilidade de obter passaporte, ingressar no mercado de trabalho tanto na esfera pública quanto privada e outros prejuízos.

- Advertisement -

Não cumprir essa obrigação pode resultar na impossibilidade de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, incluindo universidades. É fundamental que os jovens estejam cientes da importância do alistamento militar e tomem as medidas necessárias antes do prazo final.

Além disso, o candidato estará sujeito ao pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias de atraso no alistamento. Mesmo aqueles que possuem problemas de saúde devem se alistar, sendo possível solicitar isenção do serviço militar mediante apresentação de atestado médico.

“O alistamento é obrigatório para homens com 18 anos, sem ele, o cidadão fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino superior. Além disso, está previsto o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar”, explica o secretário da 45ª junta de serviço militar de Macapá, Leonardo Ferreira.

O secretário também destaca que mesmo aqueles que possuem problemas de saúde devem se alistar e, posteriormente, podem solicitar isenção do serviço militar mediante atestado médico.

Comentários
Carregando...