Praça Santuário de Fátima é inaugurada pela Prefeitura de Macapá

Assinatura da Ordem de Serviço ocorreu no dia 5 de junho. Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) foi responsável pela fiscalização e construção, que durou quatro meses

0 155

Nesta terça-feira (3), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou um importante espaço à comunidade católica: a Praça Santuário de Fátima. O lugar faz parte da 4ª etapa de concessão de espaços de vivências à população, localizado no bairro Santa Rita. Tem um palco com cobertura e uma capela para celebrações de missas.

O evento de inauguração contou com a presença de membros do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Câmara de Vereadores, deputados estaduais, integrantes da Diocese de Macapá, imprensa, sociedade civil organizada e público em geral. A animação musical foi de responsabilidade da Guarda Civil Municipal. Uma área para pessoas com deficiência foi instalada para proporcionar melhor visão e acessibilidade.

Assinatura da Ordem de Serviço (OS) da Praça ocorreu no dia 5 de junho. Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) foi responsável pela fiscalização e construção, que durou quatro meses.

A região contempla uma área de 5.985,95 m², que inclui: escada; lojas e banheiros; iluminação; arborização; paisagismo; rampa de acessibilidade; revitalização e ampliação de calçadas.

O recurso para execução da obra é do Tesouro Municipal. A primeira parte do complexo de lazer Nossa Senhora de Fátima foi entregue no dia 25 de setembro. No dia 27, a sociedade recebeu o Espaço da Família e, no dia 29, a Arena Esportiva.

“São quatro obras entregues em um período de nove dias que formam esse complexo turístico de lazer e entretenimento, no bairro Santa Rita. A Praça tem um palco que servirá de local de saída para a procissão do Círio de Nazaré, bem como serviu para a celebração em honra à Nossa Senhora de Fátima. A gestão prioriza ouvir a população e estar cada vez mais próxima das pessoas, para que as soluções sejam mais céleres”, explica Dr. Furlan.

Por volta de 17h50, a capela foi a primeira a ser lançada. O chefe do Executivo Municipal descerrou a faixa, acompanhado dos pais; da primeira-dama do Município, Rayssa Furlan; do procurador-geral de Justiça, Paulo Celso Ramos e do bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti.

Em seguida, o público presente acompanhou o descerramento da placa de inauguração da Praça. O momento atraiu atenção e reuniu inúmeros fiéis, famílias e curiosos. A entrega do local representou o sentimento de respeito e gratidão ao povo católico, em um momento de preparação para o Círio de Nazaré 2023, que ocorrerá no próximo domingo (8).

“Sou católica, desde que me batizei, quando era pequena. Neste dia, agradeço por chegar aos meus 67 anos e ter na vida nosso Deus todo poderoso e nossa Mãezinha. Sempre temos que ter essa devoção e respeito com Nossa Senhora de Fátima. Ela é milagrosa”, disse a doméstica Dorotéia Antunes.

Doméstica Dorotéia Antunes | Foto: Jesiel Braga/PMM

Missa Campal

O palco da Praça Santuário de Fátima foi estreado com a celebração da Missa, com presença da comunidade da igreja e da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Durante a homilia, Dom Pedro Conti fez homenagens à Santa e frisou ao público a conservação e valorização da beleza e da vida. Citou, ainda, que as pessoas devem falar mais e disseminar aos filhos as boas novas sobre Jesus Cristo, Nossa Senhora, amizade e união.

“Recebemos um presente. Como vamos pagar e corresponder a esse dom? Não temos dinheiro para devolver, mas temos um compromisso. Se essa praça é um local de encontro, precisamos aprender a ser pessoas que preferem o encontro do que confusão; o diálogo do que disputas; que preferem paz do que discussões e intrigas. As coisas boas celebradas nesta praça devem ser levadas para nossas famílias”, disse o bispo.

Ao rezar as preces, Dr. Furlan pediu que as comunidades perseverem na esperança, fé e amor e que “tais virtudes se tornem ações concretas no mundo. Reiterou “para que a Rainha da Paz e Mãe da Igreja inspire sentido da justiça aos nossos governantes, a fim de trabalharem pelo bem de todos os povos e possam conduzir a sociedade no caminho da paz e da humanidade”.

| Fotos: Jesiel Braga/PMM

- Advertisement -

Comentários
Carregando...