Mercado Central de Macapá vira palco de rock em evento da Prefeitura

Final de ano Rock'n'Roll reúne bandas locais e DJ em noite de música e cultura Final de ano Rock'n'Roll reúne bandas locais e DJ em noite de música e cultura

0 55

O Mercado Central de Macapá se transformou em um palco de rock nesta quinta-feira (28). A Prefeitura de Macapá, em parceria com a Comissão Organizadora do Dia Mundial do Rock no Amapá, realizou o evento ‘Final de ano Rock’n’Roll’, que contou com a apresentação das bandas Rádio Nativa, Desolation, L 81 e Suindaras, além da DJ Jacqueline Sanches.

O objetivo é promover a cultura do rock em Macapá e valorizar os artistas locais, que recebem fomento da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

A programação faz parte das festividades de fim de ano da Prefeitura, que encerram no dia 31 de dezembro com a tradicional queima de fogos na orla da cidade.

- Advertisement -

O público que compareceu ao Mercado Central pode curtir um repertório variado de rock nacional e internacional, além de músicas autorais das bandas locais.

Emanuel Cordeiro, 40 anos, professor, disse que é fã de rock e que gostou da iniciativa da Prefeitura.

“Eu achei muito legal essa ideia de trazer o rock para o Mercado Central, que é um lugar histórico e cultural da cidade. É uma forma de valorizar os artistas da terra e também de atrair mais pessoas para conhecer esse espaço”, afirmou.

Caetano Bentes, Diretor-presidente da Fumcult, explicou que o evento faz parte da política de incentivo à cultura do rock em Macapá, que já conta com o Dia Mundial do Rock, celebrado em julho.

“Nós queremos mostrar que o rock é uma manifestação cultural legítima e que tem muitos adeptos na nossa cidade. Por isso, nós apoiamos os artistas locais e realizamos eventos como esse, que trazem música e entretenimento para a população”, disse.

As bandas que se apresentaram no evento têm estilos diferentes dentro do rock, mas todas têm em comum a paixão pelo gênero musical.

A Banda Rádio N’ativa foi formada em 2014, por 3 jovens nativos Amapaenses, com o intuito de tocar Rock Nacional e Músicas autorais no estilo Pop Rock Nacional e Reggae. No repertório da banda estão canções de artistas como Lulu Santos, Capital inicial, Engenheiros do Hawaii, Cazuza, Plebe Rude, RPM, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Nenhum de Nós e Cássia Ellen.

A Banda Suindaras, anteriormente conhecida pelo nome de Morrigam, é uma banda de “Death Metal Nativo”, que mistura o som pesado com temáticas folclóricas amazônicas. A mudança de nome ocorreu en função da concordância com o tema referido, tendo como inspiração a lenda da Suíndara, mais popularmente conhecida como Rasga-Mortalha.

Jacqueline Sanches foi a primeira DJ mulher na cena do Reggae na cidade de Macapá. Atualmente DJ está enveredando o caminho tocando no cenário do rock. A Dj estreou participou do projeto Reggae do trapiche do bondinho.

Desolation é uma banda de Deathcore formada no ano de 2013. O grupo toca som pesado do derivado do heavy metal. Com seu nome inspirado n o álbum “Desolation of eden” da banda

Chelsea Grin. A banda tem como influências nomes como:  Bring Me The Horizon, Parkway Drive, Whitechapel, SuicideSilence, ThyArtIs Murder e Chelsea Grin.

L 81 é uma banda de rock alternativo que surgiu em 2018, com a proposta de fazer um som autoral e original. A banda tem influências de bandas como Foo Fighters, Muse, Arctic Monkeys, Queens of the Stone Age, entre outras. A banda já lançou dois singles, “Sobrevivente” e “Despertar”, que estão disponíveis nas plataformas digitais.

O evento, realizado pela Prefeitura de Macapá em parceria com a Comissão Organizadora do Dia Mundial do Rock no Amapá, teve como objetivo promover a cultura do rock na cidade e valorizar os artistas locais.

“O rock em Macapá é um movimento que nasceu da resistência e da paixão pela música. Temos bandas de qualidade, que fazem um trabalho autoral e original, e que merecem ser reconhecidas. Novamente em parceria com a Prefeitura, fazemos um momento de união, de troca, de diversão.” – Bio Vilhena, Coordenador da comissão organizadora do dia mundial do rock e organizador do evento.

A programação faz parte das festividades de fim de ano da Prefeitura, que encerram no dia 31 de dezembro com a tradicional queima de fogos na orla da cidade.

Comentários
Carregando...