Macapá Verão 2023: Jovens instrumentistas participam do 1° Concurso Macapaense de Bandas e Fanfarras em frente ao Mercado Central

Macapá Verão 2023: Jovens instrumentistas participam do 1° Concurso Macapaense de Bandas e Fanfarras em frente ao Mercado Central

0 82

O maior Macapá Verão de todos os tempos busca contemplar todos os segmentos culturais e artísticos, e nesta quinta-feira (27), trouxe para a frente do Mercado Central, o 1° Concurso Macapaense de Bandas e Fanfarras, sob a coordenação da Federação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Amapá (FEBFRAP).

Doze grupos participaram do concurso, quatro com apresentações especiais e oito concorrendo nas categorias banda de percussão e banda marcial. Os instrumentistas que integram os grupos, são alunos de escolas estaduais e municipais do estado.

De acordo com o presidente da FEBFRAP, Elias dos Santos, mais de 700 jovens participaram desse primeiro concurso em Macapá e isso serve de incentivo para que outros jovens possam também se interessar por esse segmento cultural que vem crescendo no município.

- Advertisement -

Olavo Almeida, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), falou da importância do 1º Concurso Macapaense de Bandas e Fanfarras no Macapá Verão. ” É a valorização desse segmento, pelo qual, eu tenho grande carinho, porque na minha juventude eu fiz parte de banda de fanfarra. Esse segmento tem tradição em Macapá e não poderia ficar de fora deste grande evento”, destacou o diretor-presidente da Fumcult.

A participação especial da banda Mestre Oscar, criada em 1982, abriu oficialmente o evento com a música “Eye Of The Tiger” (Survivor), trilha sonora do filme Rocky III (Rocky Balboa). Em seguida, a banda Gonçalves Dias entrou em cena para concorrer na categoria Banda de Percussão.

A banda Nilton Balieiro Machado(NBM) foi a segunda a se apresentar na categoria Percussão e levou o público ao delírio com criatividade e acrobacias das dançarinas na pista, enquanto os percussionistas mostravam toda a desenvoltura nas batidas fortes e harmoniosas do bumbo, caixa, prato, quadriton e repique.

Amanda Reis, de 17 anos, instrumentista da banda NBM, fala empolgada sobre a sua participação no grupo. “Estou há um ano na banda e minha experiência tem sido muito boa. Já passamos por altos e baixos mas agora acredito que encontramos o caminho e estamos em busca de novas conquistas” ressaltou a jovem.

O estudante Luis Eduardo, de 16 anos, também é dançarino e estava prestigiando o evento. Ele conta que jamais imaginou seguir carreira na dança, mas se interessou pela arte depois de entrar para um projeto da escola. “Eu vejo eventos como esse como uma forma de despertar a arte dentro da gente. É assim que jovens como eu passam a se interessar em fazer algo que nunca imaginaram antes, como aconteceu comigo em relação à dança. Hoje eu sei que essa arte vai fazer parte de mim, sempre”, disse o jovem estudante.

Se apresentaram nesta noite, quatro grupos na categoria Percussão e outros quatro, na categoria Marcial. O que diferencia uma categoria da outra é que na Banda Marcial há o acréscimo de instrumentos como trompete, trombone e trompa.

A mesa de jurados foi composta por Antônio Castro, professor de música, Jessirley Brito , capitão da banda de música do Corpo de Bombeiros,
Marcelo Dias, comandante da banda de música da Polícia Militar e Genivaldo Moraes, comandante da banda de música do Corpo de Bombeiros. Os critérios de avaliação foram aspecto musical, visual, harmonia, afinação e arranjo. A premiação dos vencedores do 1º ao 3º lugar foi simbólica.

Confira os grupos:

Categoria: Banda de Percussão

-Banda de Percussão Gonçalves Dias

– Banda de Percussão Nilton Balieiro Machado – NBM Show

-Banda de Percussão Maria do Carmo Vasconcelos dos Anjos – MCVA

-Banda de Percussão Tiradentes

Categoria: Bandas Marciais

-Banda Marcial Colégio Amapaense

-Banda Marcial Alexandre Vaz Tavares

-Banda Marcial Lima Neto

-Banda Marcial Gabriel Café

Bandas para apresentação especial

-Banda de Música Agnus Dei

-Banda de música Bareyew

-Banda de música Oscar Santos

-Banda de Percussão Esther Virgolinoa

-Banda Musical de Pedra Branca do Amapari

Marcas Oficiais do Macapá Verão 2023 – O maior de todos os tempos

CEA – Grupo Equatorial Energia, Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), Você Telecom, Mercadão dos Medicamentos, Santa Rita Engenharia, Domestilar, AK Motor’s, Águas da Amazônia, Ecopostos, Laboratório Dr. Paulo J. Albuquerque, Center Kennedy, Limpex Hospitalar, Tratalyx, Rede Amazônica, TV Equinócio, Faculdade Estácio e Claro Brasil.

Confira mais fotos

Fotos: Nágila Rocha /PMM

Comentários
Carregando...