Iniciativa da Prefeitura leva oficina de Adereços Carnavalescos para Habitacionais de Macapá

Projeto visa levar oportunidade para quem deseja empreender no período carnavalesco; Oficina passará por todos os Conjuntos Habitacionais da capital

0 43

A Prefeitura de Macapá realizou nesta segunda-feira, (29), uma oficina de adereços carnavalescos para os moradores do Conjunto Habitacional Macapaba. A atividade aconteceu na creche Eliana Azevedo e faz parte de um projeto que iniciou no dia 17 de janeiro no Centro Profissionalizante do Congós, com o objetivo de preparar os munícipes para aproveitar a oportunidade de empreender durante as festas de Carnaval.

Para abranger um número maior de pessoas, a Prefeitura resolveu levar o projeto para dentro da comunidade e escolheu os Conjuntos Habitacionais como porta de entrada. Já foram contemplados os conjuntos Mucajá e Macapaba.

Ao todo serão 150 pessoas capacitadas para produzirem e venderem adereços carnavalescos nas festividades deste ano, o que gera renda e oportunidade à população.

- Advertisement -

A oficina levou oportunidade de aprender uma nova ocupação para quem nunca tinha trabalhado com adereços carnavalescos e ajudou quem já trabalha com artesanato a aprimorar suas técnicas. Foi o caso da confeiteira Lilian Soares, de 43 anos, que viu na oficina uma chance de diversificar seus produtos e atrair mais clientes.

“Eu já trabalho com bolos e doces, mas nunca tinha feito nada com adereços carnavalescos. Achei que seria uma boa oportunidade de aprender algo novo para conseguir uma renda extra nessa época do ano, tão oportuna”, disse.

Na oficina, os alunos aprenderam a fazer ombreiras e brincos carnavalescos com materiais baratos e reutilizáveis, como tecidos, fitas, penas, flores e pedrarias.

A artesã Maria José, de 52 anos, que faz parte da Associação de Mulheres Empreendedoras do Macapaba (AMECOM), também participou da oficina.

Ela trabalha com eco e bio joias há quase 30 anos e quis aprender a fazer adereços carnavalescos para oferecer mais opções para os seus clientes e também para compartilhar suas experiências.

“O carnaval é uma festa que valoriza a criatividade e a originalidade. Eu já faço joias com materiais naturais e reciclados, mas quis aprender a fazer adereços carnavalescos para dar um toque especial nas minhas peças e também para conhecer outras técnicas e materiais”, contou.

Coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), a iniciativa faz parte das ações da prefeitura para promover a inclusão produtiva, o empreendedorismo e a geração de renda para a população.

A secretária da Semtradi Marciane Santo, explica que a oficina é uma ação da pasta pensada para levar oportunidade aos munícipes e facilitar o acesso a ações que incentivem o empreendedorismo e a economia criativa.

“O Carnaval  movimenta a economia criativa da cidade com várias eventos que geram oportunidade de renda para quem deseja empreender. Com as oficinas, direto na comunidade, preparamos as pessoas para aproveitarem esta oportunidade, criarem seus próprios produtos e assim conseguirem uma renda extra”, declarou.

Próximas oficinas:

Conjunto Habitacional Açucena

Data: 31 de Janeiro de 2024

Horário: 8h às 13h30

Conjunto Habitacional São José

Data: 2 de Fevereiro de 2024

Horário: 8h às 13h30

Confira mais fotos:

Comentários
Carregando...