Governo do Estado, Ministério Público e Sebrae promovem ‘Luau na Samaúma-Amapá 80 Anos’

Programação acontece na sexta-feira, 27, com atrações culturais, exposições artísticas, empreendedorismo e espetáculo infantil

0 103

O governador Clécio Luís assinou nesta sexta-feira, 20, um Termo de Cooperação Técnica com representantes do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) e do Sebrae para oficializar a parceria na realização do ‘Luau na Samaúma – Amapá 80 Anos’. O evento retorna após três anos e contará com duas edições especiais em 2023, sendo a primeira realizada na próxima sexta-feira, 27, na Praça da Samaúma, em Macapá.

A programação já é tradicional no calendário cultural de Macapá e retorna ainda mais grandiosa, em homenagem às oito décadas de criação do ex-Território Federal do Amapá. A árvore símbolo do evento, que fica em frente à Procuradoria-Geral de Justiça do MP-AP, também possui 80 anos de existência.

Entre as atrações culturais, o Movimento Costa Norte fará o seu retorno aos palcos com sua formação original, composta por Amadeu Cavalcante, Zé Miguel, Osmar Júnior e Val Milhomem. Iniciado em 2017, como parte do projeto de ocupação de espaços públicos da Prefeitura da capital, ‘Macapá eu cuido de você’, o evento passou a integrar o calendário cultural do município com destaque para apresentações culturais, oficinas e empreendedorismo.

- Advertisement -

“Os fundamentos da música contemporânea amapaense se reencontraram após 25 anos no encerramento do Macapá Verão, em 2017, quando eu ainda era prefeito, em um retorno muito simbólico, e, agora, voltam novamente para o Luau da Samaúma na sua formação original. Ou seja, é um momento em que tudo converge a favor dessa celebração especial dos 80 anos do Amapá”, destacou Clécio Luís.

Atrações culturais

Para o ‘Luau na Samaúma – Amapá 80 Anos’, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) trará nomes como mestre Nonato Leal, que aos 93 anos promete o melhor da música instrumental amapaense, além de uma grandiosa roda de marabaixo e batuque. Além disso, um cortejo artístico e exposição integram a programação.

Para o evento, o MP-AP trouxe uma logomarca especial inspirada nas celebrações de oito décadas de criação do ex-Território.

“Para essa primeira edição, trouxemos uma arte que traz os elementos que trabalham o colorido emblemático proposto por Ralfe Braga, representando também o nosso luau já tão tradicional”, explicou o procurador-geral do MP-AP, Paulo Celso Ramos.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre, reforçou a parceria como um fortalecimento do empreendedorismo nesta retomada do Luau.

“Esse será um ano onde o empreendedorismo terá um foco muito maior, com praça de alimentação e Feira de Economia Criativa para a comercialização de produtos, como o artesanato amapaense”, explicou o presidente.

Movimento Costa Norte

O Movimento Musical Costa Norte, fundado no final da década de 1980, em Macapá, pelos cantores Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Val Milhomem e Zé Miguel, influenciou toda uma geração e contribuiu na criação de conceitos da música amapaense, com seus valores sociais e culturais. A última vez que o quarteto se reuniu foi durante a pandemia de Covid-19, por meio de uma live.Luau na Samaúma

Com atividades realizadas pelo MP-AP, o evento conta com diversas parcerias e este ano o Governo do Amapá integra o time, firmando a cooperação entre as entidades para a realização de uma programação artística, cultural e diversa totalmente gratuita para a população.

Além da programação cultural promovida pelo Governo do Estado, o Sebrae Amapá traz praça de alimentação, com opções variadas entre hamburguerias, comidas típicas, doces e bebidas, oficina “Mini Chefs”, para crianças de 3 a 12 anos, e comercialização de artesanato.

Tradicionalmente, o Luau na Samaúma ocorre na Praça da Samaúma, no Complexo do Araxá. A programação inicia a partir das 17h.

Confira a programação:

Sexta-feira, 27

17h – Exposição de artes visuais

17h – Tenda literária com exposição e comercialização de livros e declamações poéticas com a Associação Literária do estado do Amapá (Alieap), Movimento Poesia da Boca da Noite e As Juremas

17h – Contação de histórias

17h30 – Espetáculo musical infantil ‘Entrei na Roda’, com Vanea Ávlis e Anthony Barbosa;

19h – Cortejo artístico

19h30 – Banda musical do Corpo de Bombeiros Militar

20h – Show ‘Movimento Costa Norte’, com Amadeu Cavalcante, Zé Miguel, Osmar Júnior e Val Milhomem

21h – Show com o mestre Nonato Leal

22h – Grupo de Batuque Raízes do Bolão.

Comentários
Carregando...