Governo do Amapá alinha com Setap frota de 70 ônibus para atender população durante 52ª Expofeira

Objetivo é garantir melhor fluxo e maior mobilidade urbana a quem vai precisar do serviço em Macapá e Santana para participar do evento

0 78

O Governo do Amapá alinhou junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap) uma frota de 70 ônibus para atender aos usuários dos municípios de Macapá e Santana que precisarão do serviço para ter acesso à 52ª Expofeira do Amapá. O evento acontece de 29 de setembro a 8 de outubro, no Parque de Exposições da Fazendinha, na capital.

A garantia de transporte é fruto de um diálogo que Governo do Estado iniciou com representantes das categorias de transporte público e motoristas de aplicativos para garantir melhor fluxo e maior mobilidade urbana à população que vai participar do evento.

Serão 60 ônibus circulando em Macapá e outros dez em Santana durante o evento. De acordo com o chefe de Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado (GSI), coronel Elvis de Azevedo, o objetivo é ouvir as categorias, para que, juntas, as equipes possam traçar planejamentos.

- Advertisement -

“O Governo do Estado reconhece que, desde 2015, quando houve a última edição da Expofeira, o quantitativo de veículos no Amapá mais que dobrou, daí a necessidade de reunirmos com esses atores, para que cada um possa dar a sua contribuição e, ao final, termos o melhor a oferecer para a população”, afirmou o coronel.

Além do quantitativo da frota ônibus, foram tratados temas como via expressa para o transporte público, terminal de ônibus no Parque de Exposições, horário para intervenção no fluxo do trânsito e campanhas educativas.

“Desde 2004 que o sindicato está no Amapá e essa é a primeira vez que somos chamados a dialogar sobre a trafegabilidade desse evento tão grandioso que é a Expofeira”, reconheceu o presidente do Setap, Décio Santos.

No encontro, que aconteceu na terça-feira, 5, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apresentou estudos preliminares de medidas a serem adotadas para garantir o melhor fluxo nos dez dias de realização da Expofeira.

Motoristas de aplicativo

Atualmente, cerca de 40 grupos de veículos por aplicativo circulam no Amapá e o objetivo do Governo do Estado é diversificar as alternativas do serviço aos usuários, além incentivar a geração de emprego e renda durante os dez dias de realização da maior feira de negócios do Amapá.

“Nesse momento, nós passamos informes sobre como se dará a utilização dos espaços destinados para esses motoristas e a forma como iremos ordenar esse credenciamento. O nosso objetivo é que todas as categorias sejam contempladas com as oportunidades de negócios, emprego e renda”, ressaltou o coronel Elvis de Azevedo.

De acordo com o secretário de Estado de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa, nos próximos dias haverá uma chamada pública para que cada motorista faça o seu cadastro e, assim, o Governo tenha controle na via expressa que está sendo planejada para o período.

“É muito importante a participação desses prestadores de serviços, principalmente no sentido de ajudar na diminuição da quantidade de veículos particulares em direção à Expofeira. Mas é preciso fazer esse trabalho de maneira coordenada, por isso haverá um chamamento desses trabalhadores, para que todos tenham o direito de atuar”, garantiu Costa.

No estacionamento da Expofeira, haverá espaços exclusivos para motoristas de aplicativo, taxistas e motoraxistas. Nos próximos dias, o Governo do Amapá vai ouvir mototaxistas e taxistas com interesse em atuar na Expofeira.

Comentários
Carregando...