Enfermeiros participam de capacitação durante programação do Janeiro Branco

Mais de 50 enfermeiros do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) estiveram na primeira capacitação

0 44

Nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, inicia as programações do Janeiro Branco, um mês destinado à conscientização da saúde mental e emocional.

Mais de 50 enfermeiros do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) participaram da primeira capacitação do Janeiro Branco, visando o papel da atenção primária na saúde mental.

O treinamento visa abordar as ações de assistência para o cuidado em saúde mental na atenção primária, incluindo a prevenção, tratamento e reabilitação dos principais transtornos mentais. Os profissionais da saúde compartilharam suas experiências na atenção primária, na prevenção e promoção da saúde mental. Além disso, foram debatidos assuntos relacionados à Pré-Natal, puericultura/puerpério, saúde sexual e reprodutiva, doenças crônicas e teste rápido.

- Advertisement -

O enfermeiro tem uma função importante nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo o primeiro contato do paciente com os profissionais da enfermagem. A enfermeira da UBS Pedrinhas, Brenda Monteiro, esteve presente na capacitação para aprimorar seus conhecimentos em saúde mental.

“É importante capacitar esse profissional para poder cuidar da melhor maneira nossos pacientes. Ainda mais com treinamentos direcionados à saúde mental”, disse.

Luana Nunes, Diretora do Departamento de Saúde Mental da Semsa, falou das ações que serão realizadas no mês de janeiro voltado para saúde mental. Em seguida, informou pontos com atendimento psicológico na rede municipal.

“Os atendimentos acontecem em todas as Unidades Básicas de Saúde, mas destaco as UBS – Marabaixo, Marcelo Cândia e Ruby Aronovitch, São Pedro e Brasil Novo, dentre outras” finalizou.

Os médicos do Programa Estratégia Saúde da Família também participarão das oficinas do Janeiro Branco.

Data: 10 de janeiro, quarta-feira

Horário: 14h

Local: Centro de Especialidades Municipal Dr. Papaléo Paes – Br-210, esquina com, Av. Manoel Torrinha, S/N – Renascer

Confira mais fotos

Comentários
Carregando...