Congresso Nacional é iluminado com projeções temáticas em homenagem aos 80 anos do Amapá

Paisagens tucujus, como a Monumento Marco Zero, foram projetadas na estrutura de um dos monumentos mais importantes de Brasília

0 103

Fotografias de paisagens do Amapá foram projetadas na estrutura do Congresso Nacional, em Brasília, na quarta-feira, 13, em homenagem aos 80 anos de criação do ex-território. O monumento, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ganhou imagens de cartões postais tucujus, como o Rio Amazonas e a Fortaleza de São José, e as cores verde, amarelo e azul, presentes na bandeira do estado.

A homenagem encerrou os três dias de programação que celebram o Amapá no Congresso Nacional. O evento é fruto de uma parceria entre o Governo do Amapá e mandato do senador Randolfe Rodrigues.

A celebração também oportunizou que 32 empreendedores certificados com o Selo Amapá participassem de uma exposição evidenciando mais de 800 produtos de origem amapaense, como açaí, café, sorvete, móveis de madeira e painéis solares. No Amapá, o Governo do Estado também projetou iluminação temática no monumento do Marco Zero do Equador

- Advertisement -

Os amapaenses que estavam na capital do Brasil puderam acompanhar de pertinho a projeção e sentir a emoção de ver as cores da bandeira do Amapá e suas histórias serem retratadas, através de imagens dos principais pontos turísticos como também, as festas tradicionais.

“É uma emoção muito grande ver que o Amapá está sendo mostrado para o mundo, pois sabemos que Brasília tem esse potencial de ser vista por todos, e hoje, nesta data tão especial é melhor ainda. O povo amapaense merece tudo isso”, emociou-se o amapaense Juscelino Fernandes.

Amapá 80 Anos

Em 2023, é celebrado o aniversário de 80 anos de criação do ex-território federal do Amapá. Em 13 de setembro de 1943, as terras da região foram desmembradas do atual estado do Pará.

Em 5 de outubro de 1988, o Governo Federal elevou o território à condição de estado.

Comentários
Carregando...