Com tema `Amapá 80 anos´, Governo do Estado prepara desfile cívico com mais de 4 mil estudantes

Coordenada pela Secretária de Educação, programação nos dias 13, 14 e 15 de setembro terá participação de 57 escolas públicas

0 43

Com tema “Amapá 80 Anos”, o Governo do Amapá vai reunir mais de quatro mil estudantes de 57 escolas, em três dias de desfiles cívicos, para celebrar as oito décadas de criação do estado. O evento, coordenado pela Secretaria de Educação (Seed), acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, em Macapá, sendo o primeiro na capital, que retorna ao Sambódromo, após seis anos, e os outros dois nos distritos de São Joaquim do Pacuí e Santo Antônio da Pedreira.

Durante a programação, as escolas públicas da rede estadual vão apresentar características culturais e sociais do povo amapaense. A comemoração relembra e celebra o processo de formação política do Amapá, desde a criação da capitania do Cabo Norte, passando a Território Federal, até a transformação em estado.

Na oportunidade, serão homenageadas instituições que deram início ao movimento de construção do Amapá, mas, principalmente, valorizar a trajetória do povo, que construiu a identidade cultural desde os nativos que já viviam na região.

No mês de agosto, a Seed lançou edital no qual as escolas tiveram que apresentar a proposta de desfile e homenagens, baseadas no “Amapá 80 anos”. Os projetos precisaram focar na valorização do povo amapaense. A ideia foi potencializar o protagonismo estudantil nos projetos políticos pedagógicos de cunho socioculturais do Amapá.

“Será um evento contado à luz do que as escolas pensaram. Vai ter muita inovação e nossas escolas vão trazer para a avenida grandes histórias que com certeza não podem ficar esquecidas. Será um momento maravilhoso, cultural, educacional e histórico para o estado”, destacou Antônia Andrade, secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed. Programação dos desfiles:

  • Data: 13 de setembro
    Participação: 57 escolas de Macapá e Santana
    Bandas marciais e de fanfarra: 12
    Hora: 17h
    Local: Sambódromo de Amapá
  • Data: 14 de setembro
    Participação: 9 escolas
    Hora: 17h
    Local: Distrito de São Joaquim do Pacuí
  • Data: 15 de setembro
    Participação: 9 escolas
    Hora: 17h
    Local: Distrito de Santo Antônio da Pedreira
Comentários
Carregando...