Com arquitetura inspirada em referências bíblicas, Praça da Bíblia – Pastor Oton de Alencar é entregue na Zona Sul da cidade

Vistos de cima, a estrutura metálica e o palco representam a Sagrada Escritura aberta. O busto do homenageado foi fabricado em fibra e concreto armado, com dois metros e 35 centímetros de altura, mais um metro e 50 cm de largura. O investimento para construção é de R$ 152.093.41 do Tesouro Municipal

0 132

Mais uma obra estruturante foi entregue pela Prefeitura de Macapá. Nesta quarta-feira (29), véspera do Dia do Evangélico, a população da Zona Sul da capital ganhou a nova Praça da Bíblia – Pastor Oton de Alencar.

A inauguração do espaço público ocorreu durante cerimônia, com participação do chefe do Executivo, Dr. Furlan; da primeira-dama Rayssa Furlan; da delegação municipal – composta por subprefeitos, secretários e servidores – vereadores; deputado estadual; lideranças religiosas; imprensa; sociedade civil organizada; público em geral e da família do homenageado. Na lateral do palco, uma área coberta estava à disposição das Pessoas com Deficiência (PCD).

Saiba mais: Quem foi o Pastor Oton de Alencar?

A nova estrutura está localizada no bairro Santa Rita, em uma área nobre comercial. No passado, o terreno de 1.115,71 metros quadrados abrigava lixeira viciada. Posteriormente, uma sucataria e empresa de Rádio Taxi, com torre de transmissão.

A extensão foi totalmente desocupada para construção de um novo lugar para o bem-estar e interações sociais saudáveis entre familiares, amigos e casais, bem como para realização de células e demais eventos religiosos. Praça da Bíblia é exemplo de tecnologia e inovação nunca vistos em outras praças: tem cobertura metálica com seis versículos vazados. A luz do sol projeta as frases no chão. O mecanismo e o palco – vistos de cima – representam uma bíblia aberta.

Quem passar pela Rua Hildemar Maia encontrará um busto do homenageado – fabricado em fibra e concreto armado, com dois metros e 35 centímetros de altura, mais um metro e 50 cm de largura. O trabalho foi desenvolvido pelo artista plástico J. Márcio. Na base do busto, há uma placa com código QR Code para acesso à Biografia do religioso.

O local possui, ainda, playground com alambrado; academia ao ar livre; bancos para contemplação; rampas de acessibilidade; iluminação; calçamento de piso paver – peças retangulares fabricadas em concreto – e piso tátil. Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) decorou o cartão-postal com as seguintes espécies de plantas: duas “sete copas africanas”; três oitizeiros e três oliveiras – estes últimos fazem alusão às variadas passagens bíblicas. Entre elas, os versículos de Lucas 22:39-40, que dizem:

39 Então, acompanhado dos discípulos, deixou aquela sala e foi, como de costume, para o monte das Oliveiras. 40 Ali disse-lhes: “Orem para não serem vencidos pela tentação!”

Lucas 22:39-40.

Família do pastor Oton Alencar | Foto: Jesiel Braga/PMM

Praça da Bíblia é uma homenagem da Prefeitura ao público evangélico e foi batizado com o nome do pastor Oton de Alencar, que morreu em julho de 2023, vítima de câncer. Foi presidente da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, membro da Academia Amapaense de Letras, fundador da Academia de Letras Evangélica Amapaense e da Associação dos Advogados Evangélicos do Amapá e do Brasil.

“Meu saudoso esposo honrou até o fim os ensinamentos da Palavra Divina. Oton aprendeu, amou, viveu e ensinou a Bíblia. O maior prazer era estar na biblioteca para estudar literaturas do ensino secular e a palavra de Deus. A trajetória, desde a infância, sempre foi permeada por amor aos livros e ao conhecimento inspirado pelo amado pai, pastor Otoniel Alves de Alencar”, disse a viúva, pastora Juracy de Almeida Alencar – que viveu com Oton por 53 anos.

O titular da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) afirmou que o local serve para o público evangélico e comunidade em geral. Cássio Cruz ressaltou que a data 29 de novembro de 2023 determina a “grande entrega para Macapá”. E foi um dia de festa.

A artesã Marlizete Monteiro mora na Avenida Pedro Baião. A habitante do bairro Santa Rita, há mais de 50 anos, frisou que o zelo pelo patrimônio público é de responsabilidade da população. “Evita a depredação e a bagunça. Precisávamos de um espaço bonito para que nossos filhos e os idosos pudessem passear. Esperamos muito por esse momento”.

“Estou muito feliz por entregar a primeira Praça da Bíblia de Macapá. Pastor Oton foi tudo o que foi porque a pastora Juracy estava sempre ao lado dele. Cada cantinho foi pensado com muito carinho para o nosso povo. Macapá não tinha um lugar destinado à comunidade evangélica. Corrigimos uma das maiores injustiças que aconteceram nessa cidade. Se há mais de 100 anos as pessoas não receberam bíblias, hoje, o livro está na praça pública e aberta para todos em um projeto moderno e inovador”, expressa o prefeito Dr. Furlan.

O investimento para construção é de R$ 152.093.41 do Tesouro Municipal. A Semob foi a executora e fiscalizadora das atividades.

Praças entregues na gestão do prefeito Dr. Furlan

  • Praça Isaac Zagury (2021);
  • Praça Pet (2021);
  • Praça dos Buritis (2022);
  • Praça do Triângulo (2023);
  • Praça Alameda Serrano (2023);
  • Praça Aimorés (2023);
  • Praça Nossa Senhora de Fátima (2023);
  • Praça Comandante Anníbal Barcellos – Rua Hildemar Maia (2023);
  • Praça Marlindo Serrano (2023);
  • Praça da Bíblia – Pastor Oton de Alencar (2023).

Assuntos relacionados

Dr. Furlan assina ordem de serviço para construção da Praça da Bíblia

Prefeitura de Macapá interdita vias para entrega da praça da Bíblia e show nacional de cantora gospel 

Praça Santuário de Fátima é inaugurada pela Prefeitura de Macapá

Fafá de Belém estreia Praça Santuário de Fátima com show para devotos da santa

Praça Comandante Anníbal Barcellos é inaugurada pela Prefeitura de Macapá

| Fotos: Jesiel Braga/PMM

| Fotos áreas: Giovanni Maciel/PMM

- Advertisement -

Comentários
Carregando...