Bioparque da Amazônia reabre Meliponário com aproximadamente 100 mil abelhas sem ferrão

Espaço é destinado à educação ambiental dos visitantes e para pesquisas cientificas realizadas por técnicos do Bioparque

0 84

O Bioparque da Amazônia possui 107 hectares de área verde com variedade de espécies de animais, plantas e espaços recreativos para serem explorados pelos visitantes. Um desses locais é o Meliponário, espaço que promove o manejo de abelhas sem ferrão. O local foi recentemente reaberto para a visitação, após revitalização com a finalidade de expandir o trabalho voltado à educação ambiental.

Aproximadamente 100 mil abelhas da espécie Uruçu vivem no espaço distribuídas em mais de 120 colmeias. A espécie é fundamental para a polinização das plantas cultivadas e na preservação da biodiversidade local.

A dona de casa Maria Trindade é natural do Pará e veio conhecer a cidade de Macapá. Ela conta que aproveitou para conhecer os pontos turísticos do município e não poderia deixar de conhecer o Bioparque e seus espaços, como o Meliponário.

- Advertisement -

“Vim com a família conhecer o ambiente e fiquei encantada. O Meliponário é um lugar agradável principalmente para quem ama estar próximo a natureza, assim como eu. Provei do mel fabricado pelas abelhas nunca tinha provado um mel natural. Ainda aprendi sobre a importância delas para nosso planeta, foi uma tarde agradável”, disse.

O biólogo do Bioparque, Geraldo Biondi, explica que o espaço é destinado à educação ambiental e à pesquisas científicas sobre a espécie.

“As abelhas são elementos naturais imprescindíveis para a reprodução da vida, isso porque elas ajudam na manutenção e no equilíbrio do nosso planeta. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre  a vida desse inseto, e ainda podem experimentar o mel produzido por eles”, comenta.

Elas estão adaptadas aos ecossistemas presentes no local, vivendo livres na natureza. As abelhas ajudam a promover riqueza e variedade no mundo natural, sendo as polinizadoras responsáveis por mais de 70% das espécies de plantas que produzem frutos, de acordo com o relatório da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).

Meliponário

O espaço Meliponário fica localizado na trilha Sacaca dentro do Bioparque e promove a educação ambiental e o manejo da fauna de abelhas Uruçus, espécie que não possui ferrão. O espaço foi reaberto para visitação na ultima quarta-feira (7), após ser revitalizado. A reforma conta com recurso do Deputado Federal, Augusto Puppio.

Comentários
Carregando...