Beneficiários do Programa Casa Macapá recebem chave do apartamento; 138 pessoas já foram contempladas

Com essa iniciativa, Macapá torna-se pioneira em uma nova modalidade de financiamento de habitação que não existia no Brasil. Colocando o estado como referência para os demais

0 34

Lançado em novembro de 2022, o Programa Casa Macapá é uma iniciativa inédita da Prefeitura de Macapá em parceria com a Caixa Econômica Federal, executado através de emenda parlamentar. A finalidade do projeto é beneficiar 300 famílias, entre empreendedores, servidores públicos e população em geral que comprovem renda de até R$ 4,4 mil. O residencial fica localizado no bairro Fazendinha, Condomínio Nápoles.

Com essa iniciativa, Macapá torna-se pioneira em uma nova modalidade de financiamento de habitação que não existia no Brasil, colocando o estado e o município como referência para os demais. “Estamos entrando para história com um programa habitacional que é exemplo para o estado e para o país. Hoje, 138 famílias recebem a chave dos seus lares, de um total de 4,73 mil inscritos, ou seja, esse programa não pode acabar, ele tem que avançar e o município atua nesse sentido”, destacou o chefe do executivo, Dr. Furlan.

O Programa é executado com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 10 milhões do senador Randolfe Rodrigues e do deputado federal Acácio Favacho. “Foram várias mãos executando esse projeto, que culminou na entrega de moradias. Isso significa mais dignidade e respeito para as pessoas do município de Macapá”, disse o deputado federal Acácio Favacho, durante seu discurso.

- Advertisement -

Para a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Rayssa Furlan, a entrega marca o compromisso da gestão com a população. “Nossa equipe trabalhou de forma minuciosa e com muita dedicação para dar celeridade na analise das documentações das pessoas que se inscreveram no projeto. Entendendo a importância desse momento na vida de cada um. Hoje, a sensação é de dever cumprido”, declarou.

Designer digital, Valquíria Amorim foi uma das beneficiárias presentes na cerimonia de entrega das chaves do apartamento. “Que privilégio conhecer meu primeiro lar, é a realização de um sonho. Para mim e para minha família esse é o começo de uma nova história, sair do aluguel e ter a casa própria”, afirmou.

Quem também irá sair do aluguel é a professora Anandria Ribeiro. “Esse é aquele momento que a gente espera há muito tempo, a emoção toma conta, mais uma vitória, mais uma conquista. Estou ansiosa para mudança, meu novo lar”, disse sorridente.

Compondo o dispositivo, o representante da Caixa Econômica Federal José Hamilton Matos, declarou em sua fala: “Esse projeto transforma vidas, e falo isso com propriedade. Estamos fazendo algo inovador junto com a construtora FENIX. Reitero, esse é um momento histórico nenhuma outra cidade implementou esse programa”.

Senador pelo Amapá, e também autor da emenda, Randolfe Rodrigues, usou a tribuna para parabenizar os beneficiários do programa. “Que alegria ver o recurso público sendo utilizado para realizar sonhos como esse. Gostaria de felicitar todas as mães e famílias presentes nesse importante dia. Vamos continuar avançando e trabalhando para atender mais pessoas com projetos como esse”.

O condomínio Nápoles possui 23 blocos de três andares, cada um com dois apartamentos compostos de sala, dois quartos, cozinha e área de serviço, além de playground, guarita, lixeira, abastecimento de água, energia e tratamento de esgoto.

Fotos: Nágila Rocha/PMM

Comentários
Carregando...