Batedores de açaí recebem treinamento sobre Boas Práticas de Manipulação

Cerca de 30 empreendedores participaram. No final, foram distribuídos certificados de quatro horas

0 103

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura promoveu a Capacitação de Boas Práticas de Manipulação para Batedores de Açaí, com o tema “Desenvolvimento e melhorias na cadeia de comercialização do açaí, em Macapá”. Foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio da Divisão de Alimentos da Vigilância Sanitária e ocorreu no auditório de uma faculdade particular.

O treinamento também contou com a presença de consumidores, que aprenderam noções práticas de higiene e manipulação de alimentos, doença de Chagas e o inseto Barbeiro, manejo seguro do açaí, bem como a importância da Vigilância Sanitária no contexto.

O evento contou com a parceria das Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), Associação dos Batedores de Açaí, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – que cedeu a doutora em Ciência dos Alimentos, Valéria Saldanha – entre outras instituições. Presentes, ainda, palestrantes do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).

“O curso foi importante para a melhoria de vendas deste produto que é tão honrado pelos amapaenses. Esse momento foi necessário, pois a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige que todo e qualquer manipulador de alimentos passe por uma capacitação de boas práticas higiênico-sanitárias. A Prefeitura proporcionou esse momento e uma certificação para que eles apresentem, caso haja qualquer tipo de fiscalização”, frisou a nutricionista da SMVS, Sarah Lamarão.

O presidente da Cooperativa de Produtores e Batedores de Açaí (Coobap), Marinaldo Conceição, avaliou a iniciativa. “Conseguimos levar 30 batedores para esse momento. Foi muito bom, pois nos ensinou a como ofertar um produto de qualidade para os nossos consumidores. É a melhoria da cadeia alimentar colocada em prática”.

A ação foi realizada em alusão ao dia do batedor de açaí, comemorado na próxima quarta-feira (17). No final, foram distribuídos certificados de quatro horas.

- Advertisement -

Comentários
Carregando...