Arena no bairro Araxá recebe instalação de novas luminárias após furto

Em casos de vandalismo furto de cabos e luminárias a Cipemac pede que a população denuncie para que a equipe técnica vá até o local fazer o serviço de retirada e manutenção

0 60

A Prefeitura de Macapá realizou serviços em 8 pontos de iluminação da Arena Castanhal, no bairro Araxá, com a instalação de novos refletores. O trabalho foi realizado por uma equipe técnica do Programa Macapá Luz, da Companhia de Iluminação Pública Energia Sustentável e Saneamento do Município de Macapá (Cipemac).

A Arena Castanhal já havia sido contemplada com o serviço de instalação de luminárias em LED, mas segundo os moradores que residem no entono as lâmpadas foram furtadas causando transtorno no local. Após ser feito um levantamento dos técnicos da Cipemac foram instalados novos refletores.

Morador do bairro Araxá, Acácio Pereira Lobato, vizinho da Arena Castanhal, relata que após o furto das luminárias os moradores denunciaram o ocorrido para a Cipemac que foi até o local instalar novos refletores.

- Advertisement -

“Infelizmente as luminárias foram furtadas, um prejuízo para nós moradores que necessitamos de iluminação no local para a segurança de todos, mas após a denúncia fomos atendidos pela Cipemac que enviou uma equipe de técnicos que instalou os novos refletores”, conta o morador.

Morador Acácio Lobato agradece o serviço de iluminação I Foto: Alexandra Gomes /PMM

Segundo o presidente da Cipemac, José Elia Rigamonti, as equipes técnicas percorrem diariamente os bairros da cidade fazendo o serviço de manutenção, mas em casos de furto é importante que as pessoas informem a Companhia para que possamos fazer a manutenção sem perder a garantia do equipamento. Em relação ao trabalho de eficientização da iluminação pública vem sendo realizado conforme a aquisição de novas lâmpadas de LED.

“As lâmpadas de LED possuem garantia de cinco anos. Quando queimam, elas são retiradas e vão para o laboratório para troca dos drives o que possibilita a reinstalação. A LED possui alta eficiência energética e maior vida útil, além de baixo impacto ambiental. Outros benefícios dessa tecnologia é a durabilidade e economia de aproximadamente 50% do consumo e luminosidade em cerca de 70%”, explica o presidente.

Em casos de furto de luminárias e cabeamento

A Companhia de Iluminação faz um alerta, em casos de furto de luminárias, cabos e situações de andalismo as pessoas entrem em contato pelo canal de atendimento exclusivo para a população (96) 99970-3923, somente mensagens via whatsApp.

Segundo o vice-presidente da Cipemac, Rui Heiner, é importante que nesses casos de furto as pessoas denunciem, informando o endereço e não retirem o equipamento. Pois, quando ocorre de apenas os cabos serem levados em alguns casos os moradores retiram as luminárias até a chegada da equipe. Mas isso ocasiona a perda de garantia da LED, portanto isso não dever ser feito, o correto é acionar a Companhia e aguardar os técnicos responsáveis.

“Locais em que ocorrerem o furto pedimos para a população não retirar o equipamento, entre em contato conosco que iremos até o endereço fazer a remoção correta e o registro de um boletim de ocorrência junto a autoridade policial”, informou Rui.

Ao todo, o programa já instalou mais de 19 mil pontos de iluminação pública a LED na capital e nas comunidades rurais e já realizou a manutenção de mais de 4 mil locais durante os últimos meses.

Comentários
Carregando...