Agenda de domingo: Dr. Furlan visita obras e celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Prefeito e comitiva vestidos de azul fizeram uma homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo na agenda de domingo

0 169

Na manhã deste sábado, 2 de abril, na abertura da tradicional agenda de domingo, o chefe do executivo municipal, Dr. Furlan, acompanhado da primeira-dama, Rayssa Furlan e de sua comitiva entregou passarelas, vistoriou obras de pavimentação, reuniu com moradores na Zona Norte da cidade e encerrou com a visita na final do campeonato brasileiro de judô, que aconteceu no Instituto Federal do Amapá (Ifap).

O prefeito de Macapá iniciou a agenda destacando o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a importância da data para promover conhecimento do tema e possibilitar a plena participação de pessoas com autismo na sociedade.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo 

Seguindo o cronograma de visitas, o prefeito percorreu vários pontos da cidade e neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a comitiva do prefeito, vestida de azul, caminhou em homenagem às pessoas com autismo para chamar atenção para a importância do tema.

“Hoje é um dia muito importante para todos nós, conscientizar as pessoas sobre a importância de conhecer o autismo. E a prefeitura também estará trabalhando muitas ações em alusão ao dia e ao mês do autismo. Estamos muito feliz com este avanço” completou o gestor da capital.

Arliene dos Santos Ferreira é mãe do pequeno Arthur dos Santos Figueira de apenas 4 anos, que por iniciativa própria participou da caminhada vestido de azul para representar a prima autista.

“Mesmo tão pequeno Arthur já sabe que é uma causa importante para todos. E hoje quando eu disse nós vamos na caminhada do prefeito ele disse: ‘Mamãe eu quero ir de azul para representar a minha prima Maia que é autista’. E aqui estamos todos juntos”, disse a mãe emocionada.

Obras de Infraestrutura espalhadas pela cidade melhoram a realidade de Macapá

Avançando nas obras de mobilidade urbana, o prefeito Dr. Furlan fez mais entregas. Desta vez foi para os moradores do bairro do Beirol que receberam a passarela Vasco da Gama com 166 metros de extensão em madeira totalmente reformada.

“Desde o início a gente vem trabalhando e todos merecem o mesmo cuidado. Não só ruas e avenidas, mas as passarelas das áreas de ressaca e tem dado certo, já são mais de 80 km de passarelas entregues. É gratificante vir aqui e ser muito bem recebido”, celebrou o prefeito na entrega da passarela.

A aposentada Maria de Jesus Pereira, 74 anos, é moradora da passarela Vasco da Gama há 30 anos e diz que o olhar do prefeito pelos moradores das áreas de ressaca tem transformado a vida das pessoas.

“Moro há 30 anos na passarela Vasco da Gama e hoje estamos muito satisfeitos, a reforma mudou tudo pra melhor, a passarela nova trouxe segurança pra gente andar e, além disso, deixa o lugar mais bonito com olhar de cuidado. E a gente agradece ao prefeito Dr. Furlan que traz dignidade pra nossa moradia”, declara dona Maria de Jesus.

As inúmeras ações e as obras de mobilidade urbana e infraestrutura demonstram olhar visionário da gestão municipal. Para os moradores da Avenida Raimundo Alvares da Costa, Rua Ernestino Borges, Av. Procópio Rola e Professor Tostes, a solução para o problema de alagamento que se arrastava há mais de 30 anos finalmente chegou.

“Hoje estamos visitando essa obra que está prestes a ser concluída. Aqui fizemos um trabalho que envolveu limpeza e desobstrução de canais, macrodrenagem e pavimentação. Em breve a solução estará concluída e entregaremos esta importante obra para a nossa cidade e para a população”, frisou o prefeito.

O serviço que vem sendo executado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) mobilizou uma força tarefa em ação conjunta com a Secretaria de Zeladoria Urbana que trabalhou na limpeza, drenagem e desobstrução dos canais para que o escoamento da água ocorra de forma correta até o canal do Jandiá evitando assim possíveis alagamentos.

Isac Gomes de Jesus, de 9 anos, morador da avenida Raimundo Alvares da Costa, demonstra sua preocupação em melhorar a cidade. Ele conta que sua família e o moradores já sofreram muito com os alagamentos que antes da obra passar por lá subiam a calçada e invadiam o comércio de seu pai.

“Quando chovia a água alagava tudo, a rua parecia um rio e os carros quando passavam jogavam água para dentro do comércio, isso era muito ruim. Mas agora tá melhorando, a água não sobe mais, ela escoa e vai embora. Tá ficando bonito”, comemorou o pequeno Isac.

Encerrando a visita de obras, o prefeito vistoriou os últimos ajustes da Praça da Bíblia, localizada na Zona Sul da cidade. O local será uma nova opção de lazer e entretenimento para as famílias macapaenses. Com estrutura moderna o projeto arquitetônico contará com recursos naturais de iluminação para sobrepor mensagens bíblicas a luz do sol.

Visita na área de ocupação do bairro Infraero 1

Em visita a uma área de ocupação no bairro Infraero 1, o prefeito conversou com os moradores sobre a situação que envolve a área ocupada. Ouviu as necessidades e os problemas enfrentados pelas famílias.

Na ocasião, integrantes de sua comitiva vereadores e secretários também foram acionados. O chefe do executivo municipal destacou o compromisso de buscar solução para o problema e posteriormente trabalhar a infraestrutura do local para garantir moradia digna para todos com estrutura, escola saúde e educação.

Final do Campeonato de Judô

Por fim, o prefeito concluiu a agenda prestigiando a Final do Campeonato de Judô sediada no ginásio do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O evento esportivo contou com a participação do prefeito Dr. Furlan e de demais autoridades políticas do Amapá.

Prefeito Dr. Furlan e comitiva estiveram presente no Campeonato Brasileiro regional de Judô/Foto: Renato Costa/PMM
Comentários
Carregando...