52ª Expofeira do Amapá terá área com demonstração de 15 alternativas para potencializar produção rural

O espaço, que terá demonstrações de alternativas ligadas à produção animal, florestal, agrícola e agroecológica

0 59

A 52ª Expofeira do Amapá terá um espaço com demonstrações de técnicas para auxiliar quem trabalha no campo e quer impulsionar seu empreendimento. O Governo do Estado está montando a Unidade Demonstrativa de Produção Rural, que apresentará a produtores e demais visitantes 15 alternativas voltadas para diversificar produções agrícolas e criações animais, ainda que em uma pequena área.

O Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) vai coordenar o espaço, que terá demonstrações de alternativas ligadas à produção animal, florestal, agrícola e agroecológica.

A unidade contará, ainda, com amostras tecnológicas para melhorar a produção e reduzir os impactos ambientais. Já estão avançadas as ações que irão demonstrar técnicas de irrigação, produção agrícola e pastagem/capineira.Irrigação

- Advertisement -

O espaço terá três tipos de sistemas como irrigação por microaspersão, voltada para fruticultura; gotejamento, usada para horticultura; e por aspersão convencional, mais comum em pastagens. Todos os sistemas já estão estruturados e em uso nas atividades agrícolas.

“O Governo do Estado traz sistemas eficientes para suprir a ausência de chuvas neste período de estiagem e, além disso, repassa ao produtor que cada cultura tem um sistema específico de irrigação”, destacou o técnico agrícola do Rurap, Omar Pimentel.

Pastagem

Em outro local da Unidade, já estão germinando duas espécies de capim, que servirão para mostrar aos pequenos criadores de gado que é possível usar um espaço reduzido para o plantio de pastagem e já com irrigação. Com a introdução direta da água, o alimento para o gado será mais nutritivo e será menor duração de tempo para chegar a fase de consumo da pastagem.

“Nosso planejamento busca enfatizar aos produtores que montar uma área de capim é essencial para garantir uma boa alimentação ao gado. Com uma pastagem boa e forte nutricionalmente, o gado terá uma excelente produção de corte e leite”, pontuou o zootecnista do Rurap, Saulo do Rosário.

Produção Agrícola

Também já está pronto o espaço agrícola, onde foi montado um plantio de abacaxi, cacau, mandioca, banana e açaí. A ideia é revelar que, com uma terra adubada, sistema de irrigação adequado e culturas variadas, o produtor terá produção temporárias e permanentes.

“Assim, mostramos que quando uma produção finaliza a safra, a outra inicia. Uma atividade puxa a outra e o produtor não para de produzir”, disse o engenheiro agrônomo do Rurap, Manoel Carlos.

Durante a 52ª Expofeira, o Rurap apresentará atividades ligadas ao campo nas bases administrativas e produção, como: oficinas, cursos e palestras sobre produção animal, agrícola, agroecológica, além de irrigação, meliponicultora, piscicultura, viveiro florestal, pastagem e agroindústria.

Haverá, ainda, emissão de Carteira Nacional de Agricultor Familiar (CAF) e orientação para elaboração de projetos rurais e comercialização entre produtor rural e público.

Comentários
Carregando...