4ª Conferência Municipal de Cultura de Macapá discute ‘Democracia e direito à cultura’

Após o debate das propostas, serão escolhidos os membros que serão delegados para representar o município na Conferência Estadual e Nacional

0 95

A Prefeitura de Macapá, realizará a 4ª Conferência Municipal de Cultura neste sábado (28), na Escola Municipal Wilson Malcher. Evento tem como objetivo ouvir os fazedores de cultura e colher as demandas da classe, além de eleger os delegados que irão representar o município na conferência estadual e nacional de cultura. O tema central da conferência é “Democracia e direito à cultura em Macapá”.

A conferência é executada pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e aberta para todos os interessados em participar do debate sobre as políticas públicas de cultura na cidade, especialmente artistas, agentes culturais, produtoras e sociedade civil.

Serão debatidos seis eixos de interesse indicados pelo Ministério da Cultura (MINC), para definição das propostas que serão levadas adiante.

- Advertisement -

O Eixo 1 trata sobre “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; o Eixo 2 aborda “Democratização do acesso à cultura e Participação Social; o Eixo 3 destaca “Identidade, Patrimônio e Memória”; no Eixo 4 é pensada a temática da “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; o Eixo 5 traz o enfoque a respeito de “Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade”; e, por fim, o Eixo 6 foca no “Direito às Artes e às Linguagens Digitais”.

Após o debate das propostas, serão escolhidos os membros que serão delegados para representar o município na Conferência Estadual, que acontece em novembro.

A expectativa é de que aproximadamente 300 pessoas participem. Se esse número for atingido, Macapá poderá escolher até 15 delegados, sendo 5 integrantes do Poder Público e 10 da sociedade civil, para representarem a cidade na etapa estadual. De acordo com as determinações do Minc, o número de delegados é equivalente a 5% do número de inscritos.

Confira a programação da conferência:

Horário Atividade
8h às 10h Credenciamento
9h às 10h Abertura dos trabalhos com Organização/Comissão e Apresentação da estrutura da Conferência
10h às 11h Discussão geral do tema da Conferência
11h às 12h Fala do dispositivo
12:30h às 13:30h Almoço
13:30h às 16h Encontro dos Grupos Temáticos: Apresentação/Deliberação de Propostas temáticas do GT e apresentação prévia de delegados/delegadas
16h Coffee Break
16:30h às 18h Plenária das propostas apresentadas e escolha das que serão encaminhadas à Conferência Estadual e Escolha dos/as Delegados/as
18h Encerramento com apresentação cultural
Comentários
Carregando...