Randolfe garante transporte para ação inédita dos “Doutores da Amazônia” na tribo Wajãpi

Cerca de 1800 indígenas vivem na região e enfrentam grandes dificuldades de atendimento em saúde

0 152

Nos próximos 10 dias, 40 profissionais de saúde farão uma ação inédita dos “Doutores da Amazônia” promovida pelo Governo do Amapá, liderada pela primeira-dama Priscila Flores, denominada “Mais Sorrisos”, na tribo Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari. O senador Randolfe Rodrigues garantiu o transporte, por meio da Força Aérea Brasileira para que os profissionais e os equipamentos fossem trazidos ao Amapá.

“Já passou da hora da saúde dos povos originários serem respeitados. Os Wajãpis viveram ao longo dos últimos três séculos enormes dramas. Lutaram para sobreviver e quase foram dizimados. É nossa obrigação promover acesso a saúde e educação”, disse o senador Randolfe, em discurso que trouxe a história do povo indígena.

Cerca de 1800 indígenas vivem na região e enfrentam grandes dificuldades de atendimento em saúde. A missão será para realizar atendimentos especializados em diversas áreas médica e odontológica, com alta tecnologia em saúde bucal, como scanner digital, sistema CAD/CAM, RX digital, entre outros.

- Advertisement -

O programa “Doutores da Amazônia” não contempla apenas atividades de saúde, mas também de cidadania. Além de dentistas, ainda terão atendimentos de ginecologista, pediatra, psicólogo, fisioterapeuta, oftalmologista, e também poderão fazer exames diversos e receberem doações de óculos.

Toda a ação conta com apoio da FUNAI, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e do Exército Brasileiro.

Doutores da Amazônia
A entidade sem fins lucrativos “Doutores da Amazônia” é uma equipe multiprofissional formada por profissionais voluntários, que realiza atendimentos de saúde especializados, com uso de tecnologia de ponta e equipamentos modernos em aldeias indígenas da Amazônia desde 2015.

Comentários
Carregando...