Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assina Ordem de Serviço para construção da UBS Equinócio no bairro Universidade

Obra terá 564,84 metros quadrados. Investimento de R$ 2.178.916,66, oriundos de emenda parlamentar, mais contrapartida do Tesouro Municipal

0 102

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, nesta terça-feira (9), assinou a Ordem de Serviço para construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Equinócio, localizada na Rodovia Josmar Chaves Pinto, Conjunto Embrapa, bairro Universidade.

A obra terá 564,84 metros quadrados. Investimento de R$ 2.178.916,66 (dois milhões, cento e setenta e oito mil, novecentos e dezesseis reais e sessenta e seis centavos), oriundos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

Em três anos da gestão municipal, foram entregues cinco novas UBSs, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Buritizal. Também foram reformados e ampliados 11 equipamentos de saúde.

- Advertisement -

“Esta nova UBS ampliará os serviços de promoção e prevenção de saúde à população. Hoje, estamos iniciando um projeto que ficará eternamente para os munícipes. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, planejando e implementando uma cidade com acesso à saúde”, relatou Dr. Furlan, prefeito de Macapá.

Salma Menezes, moradora do Conjunto Embrapa, relembrou que desde quando chegou no Amapá é a primeira vez que se impressiona com a gestão municipal, efetuando obras pelos quatro cantos da cidade.

“A prefeitura está realizando um trabalho inovador no município. Estão sendo realizadas e entregues inúmeras obras, mesmo sendo cearense e morando no Amapá há 26 anos, nunca tinha presenciado um progresso na infraestrutura pública. A cidade está ficando linda!”, disse.

A unidade será integrada à rede de saúde da Atenção Primária. O espaço terá recepção, consultórios médicos e odontológicos, sala de vacinação, áreas para inalação coletiva e classificação de riscos, salas de curativos e prontuário, salas de espera interna, áreas para procedimentos e coleta, salas de atividades coletivas, administração, além de banheiros acessíveis e vagas de estacionamento, incluindo vagas para Pessoas com Deficiência (PCD).

A UBS é classificada como porte IV para comportar, no mínimo, quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Ela conta com uma variedade ampla de profissionais, equipamentos e serviços para atender à população. Portanto, desempenham um papel fundamental no sistema de saúde, fornecem cuidados primários e contribuem para a promoção da saúde.

Os serviços serão executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). A obra tem previsão de entrega em 240 dias.

Segundo o Jocildo Lemos, representante do senador, falou que a obra é mais uma oportunidade de atendimento à saúde municipal.

“A unidade básica Equinócio será mais uma opção de atendimento para os munícipes da Zona Sul de Macapá”, concluiu Jocildo Lemos.

Confira mais fotos

Fotos: Jesiel Braga/PMM

Comentários
Carregando...