Protege Macapá: prefeitura mobiliza mais de 70 equipes de saúde em varredura para vacinação contra Influenza

Busca ativa para vacinação contra Influenza ocorre em todos os bairros da capital

0 90

Mais de 70 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) estão percorrendo os bairros de Macapá em um grande mutirão de vacinação contra o vírus da Influenza. A estratégia leva em conta o aumento do número de infectados e o baixo índice de cobertura vacinal registrado na capital. A ação é coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Vigilância em Saúde (SMVS) e ocorre até esta sexta-feira (19).

“Estamos promovendo essa mobilização para garantir o cuidado preventivo e contínuo. A vacinação é uma estratégia totalmente eficiente na prevenção contra doenças causadas por vírus e bactérias. Ao se vacinar, o indivíduo está se protegendo e ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de infecções virais”, explica Alessandra Reis, subsecretária de Assistência em Saúde.

A vacinação contra a influenza permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

- Advertisement -

Vacinação contra a Influenza está disponível para todas as pessoas acima dos seis meses e sem comorbidades I Foto: Jesiel Braga/PMM

As equipes realizam a vacinação em dois turnos, percorrendo ruas e avenidas batendo de porta em porta para imunizar. São mais de cem doses aplicadas em cada turno. No Canal do Jandiá, o vendedor Antônio Gomes não perdeu tempo e ao ver a equipe na região, cuidou de se imunizar.

“A gente não lembra de tomar a vacina e a correria dificulta, mas eu acho importante essas ações, porque chegam mais perto das pessoas”, disse o trabalhador quando perguntado o porquê estava com a vacina em atraso.

Mais de 70 equipes de ESF de 24 unidades básicas estão envolvidas na ação. I Foto: Jesiel Braga/PMM

Protege Macapá

O mutirão de vacinação nos bairros de Macapá é uma das medidas do programa “Protege Macapá”, que se concentram na ampliação da cobertura vacinal, adoção de protocolos de tratamento médico para casos diagnosticados e a conscientização da população para a importância da vacinação.

A vacina contra o vírus da Influenza está disponível para toda a população. As doses estão sendo aplicadas em 25 unidades básicas da capital das 8h às 17h. Nas UBSs São Pedro, Congós, Infraero 2, Marcelo Cândia, Perpétuo Socorro, Marabaixo e Pedro Barros no bairro Fazendinha, a vacinação ocorre em horário estendido, de 17h às 21h.

As secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Vigilância em Saúde (SMVS) continuam o trabalho de busca ativa nas escolas da rede municipal de ensino, facilitando o acesso das crianças ao imunizante. A vacinação já ocorreu nas creches Wanderleia Cruz, Marinei Uchôa, Raimunda Santana, Tio Markel, Tio João, Patrícia Chucre, Tia Chiquinha, Sérgio Coutinho, Tio Soró, Nivalda Portal do Espírito Santo e Eliana Azevedo.

Comentários
Carregando...