Programa Saúde na Escola promove atividades lúdicas sobre cuidados com a saúde bucal para estudantes

Ação tem objetivo de intensificar os atendimentos que esses pacientes já recebem do centro

0 114

Na manhã desta quinta-feira (11), alunos da Escola Municipal Pequeno Príncipe receberam o Programa Saúde na Escola (PSE). Profissionais da saúde bucal foram levados para desenvolver com os alunos, palestras educativas e a aplicação de flúor para garantir melhor qualidade na saúde dentária das crianças.

A pequena Dulce Maria de Lemos, de 6 anos, estuda na escola e foi uma das crianças a receber a aplicação de flúor pelos profissionais.

“É muito importante cuidar dos dentes, eu escovo os meus dentes direitinho sempre que chego da escola”, conta a menina.

- Advertisement -

Pequena Dulce mostra seu sorriso após aplicação do flúor | Foto: Renato Costa/ Semsa

Quem também aprendeu como cuidar dos dentes foi a aluna Manuela Brazão, de 5 anos.

“Tem que cuidar pra não ter problemas depois, por isso escovo meus dentes todo dia”, ensinou a criança.

Durante a manhã os profissionais apresentaram peças teatrais de forma descontraída e aplicaram flúor dentário, que atua na proteção contra a criação de placas bacterianas, responsáveis pelas cáries.

O momento de aprendizado foi pensada com o propósito de estimular o entendimento sobre a necessidade de bons cuidados com a saúde bucal entre as crianças e foi uma forma de aplicar técnicas para proteger os dentes, gengiva e boca dos estudantes.

A diretora da escola Pequeno Príncipe, Neize Cunha, fala como a instituição trabalha a prevenção e educação de saúde bucal com os alunos.

“Estamos trabalhando desde o ano passado, queremos criar essa consciência nas crianças sobre a importância dos cuidados básicos com a saúde bucal e levar esse conhecimento para casa”, conta a diretora.

Programa Saúde na Escola
O programa é um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o objetivo de promover melhor qualidade na saúde dos estudantes das escolas da rede de educação de Macapá.

O PSE busca desenvolver boas práticas de saúde em 12 eixos, para os estudantes das escolas pactuadas no projeto. São eles: promoção de atividade física, alimentação saudável e prevenção de obesidade, promoção de cultura de paz e direitos humanos, prevenção de violência e acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), prevenção de uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde ambiental, saúde sexual e reprodutiva, saúde bucal, saúde auditiva, saúde ocular e verificação de situação vacinal.

“O PSE tem 12 eixos e nesse mês de maio vamos trabalhar a saúde bucal nas escolas do município, para desenvolver a prevenção e educação dessas crianças” Explica Sara Silva, responsável técnica do PSE na Coordenação de Saúde Bucal da Semsa.

*Giovane Brito-Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.

Comentários
Carregando...