Com trabalho de Davi, Laranjal recebe o seu primeiro tomógrafo, que vai atender a todo o Vale do Jari

Equipamento foi adquirido com recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre e é fundamental para o diagnóstico de várias doenças, inclusive para avaliar o comprometimento dos pulmões em casos de Covid-19

0 81

Chegou nesta segunda-feira (9), em Laranjal do Jari, o primeiro tomógrafo da região.

O equipamento é utilizado no exame de tomografia computadorizada, um procedimento não invasivo de diagnóstico por imagem, que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados e é fundamental para fechar o diagnóstico de diversas doenças e decisivo para, em muitos casos, salvar o paciente da morte.

O aparelho ganhou ainda mais relevância durante a pandemia, exatamente por realizar o exame de imagem que determina o grau de comprometimento dos pulmões em casos de Covid-19.

- Advertisement -

O tomógrafo foi adquirido pela prefeitura de Laranjal do Jari, com recursos no valor de R$ 1 milhão e 250 mil, que foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto ao ministério da Saúde.

Equipamento vai atender a todo o Vale do Jari

Já em montagem, o tomógrafo deve ser inaugurado ainda neste mês de agosto e vai atender a toda região do Vale do Jari, em torno de 70 mil pessoas.

Até então, todo morador do Vale do Jari que viesse a necessitar de uma tomografia diagnóstica precisava encarar os 285 km de estrada que separam Laranjal de Macapá.

Tecnologia moderna e medicina de ponta

“Enquanto a gente avança na vacinação, a gente celebra essa conquista inédita para a rede municipal de saúde de Laranjal, que vai beneficiar todo o Vale do Jari. Antes também conseguimos articular recursos para aquisição de um tomógrafo em Pedra Branca, porque é preciso investir em tecnologia moderna e medicina de ponta”, resumiu Davi.

Prefeito grava vídeo com chegada do equipamento

O prefeito Márcio Serrão e a deputada Alliny Serrão gravaram um vídeo documentando a chegada do equipamento em Laranjal.

“É um tomógrafo de última geração, que será instalado no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) aqui, em Laranjal, e que vai atender a toda a população do Vale do Jari. Mais do que uma grande conquista para a rede de saúde, é um sonho realizado”, declarou o prefeito Márcio Serrão.

Assessoria de Imprensa
Davi Alcolumbre

Comentários
Carregando...