Profissionais da Educação Infantil do município recebem capacitação de primeiros socorros

Na próxima semana serão as escolas Moranguinho e Pai Nosso e a Creche Wanda Cruz

0 141

Nesta segunda-feira, 2, a rede municipal de educação reiniciou o treinamento de Primeiros Socorros para profissionais da educação infantil de Macapá. A cada semana, três escolas serão atendidas com a capacitação, por meio do Projeto ‘Lucas Vive’. Nesta semana, excepcionalmente, serão apenas duas escolas, as Emei a receber a preparação serão: Mundo da Criança e Nilda Portal.

Os profissionais da educação da Emei Mundo da Criança foram os primeiros a receber essa capacitação em primeiros socorros, o treinamento acontece pela parte da manhã e tarde.

O Objetivo do treinamento é capacitar os profissionais da educação infantil do município, para o caso de ser necessário realizar uma manobra de salvamento com primeiros socorros,  até o atendimento especializado chegar na escola.

- Advertisement -

Durante a manhã foram ensinados os treinamentos na área de desengasgo, Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), parada respiratória, cardiorrespiratória, pequenas fraturas, lesões, contusões e técnicas para parar o sangramento, dentre outros atendimentos.

Firmo Leite, coordenador do projeto e bombeiro civil. Foto: Mary Paes | PMM

Firmo Leite, coordenador do projeto e bombeiro civil, comenta que o grande problema está no tempo de espera até o atendimento especializado chegar. Então nesse período se a pessoa tiver capacitação em primeiros socorros ajudará bastante o socorrido.

‘‘Caso for necessário realizar uma manobra de salvamento até que o socorro especializado chegue, veja bem,  o grande problema está no tempo resposta, por exemplo,  uma criança escorregou e bateu a cabeça, se ela não receber primeiros socorros, talvez possa acontecer uma coisa pior. A ideia é dar a esses profissionais de educação a condição de prestar um primeiro atendimento até o socorro especializado possa chegar para cuidar da maneira correta”, explica o bombeiro.

Claisy Alves, professora da Emei Mundo da Criança,. Foto: Mary Paes | PMM

Claisy Alves, professora da Emei Mundo da Criança, participou do treinamento oferecido pelo Paratus Treinamentos. ‘’Esse curso de capacitação veio para ajudar os profissionais da educação da Emei Mundo da Criança sobre primeiros socorros. No dia a dia pode acontecer alguma situação que precise socorrer, espero que não, mas se ocorrer, vamos estar preparados para ajudar essas crianças. É necessário ter esse conhecimento de como ajudar até vir o socorro do Samu’’.

Socorro Matos, auxiliar de serviços gerais, há dois anos na Emei. Foto: Mary Paes | PMM

Socorro Matos, auxiliar de serviços gerais, participou da capacitação de primeiros socorros, realizada na manhã desta terça-feira,2. ‘’A capacitação foi super importante porque temos contato direto com os alunos, a gente não trabalha somente com serviços gerais, eu vou também na hora do lanche e ficamos prestando atenção neles na hora do recreio’’, comenta.

Regiane Coutinho, chefe da Divisão de Educação Infantil participa do treinamento. Foto: Mary Paes | PMM

Regiane Coutinho, chefe da Divisão de Educação Infantil, ressalta a importância do projeto ‘Lucas Vive’ nas escolas do município para o treinamento de primeiros socorros aos profissionais da educação, e destaca que a cada semana três escolas receberão a capacitação.

‘’O projeto ‘Lucas Vive’ é importante nas escolas por conta de capacitar os profissionais da Educação no atendimento aos primeiros socorros, principalmente, por desengasgo. Neste mês de maio estamos retomando a nossa jornada juntos às escolas, para capacitar mais profissionais, a fim de que todos os  profissionais da educação estejam preparados para qualquer eventualidade’’, destaca.

O propósito é que o profissional da educação infantil possa ser treinado em cumprimento a lei (13.722/18). Essa lei determina que os profissionais da educação infantil possam ser treinados com primeiros socorros.

Na próxima semana serão as escolas Moranguinho e Pai Nosso e a Creche Wanda Cruz.

Cronograma:

Terça-feira, 9, na Escola Municipal Moranguinho, das 8h às 12h e 14h às 18h (manhã e tarde)

Quarta-feira,10, na Escola Municipal Pai Nosso, das 8h às 12h e 14h às 18h (manhã e tarde)

Sexta-feira, 12, na Creche Wanda Cruz, das 8h às 12h (manhã)

A iniciativa é da Divisão de Saúde do Educando e Divisão de Educação Infantil, por meio, do projeto ‘Lucas Vive” realizado pela Paratus Treinamentos.

Fotos: Mary Paes | PMM

 

Comentários
Carregando...