Período de funcionamento do Ponto de Vacinação contra a Influenza na Praça Floriano Peixoto é ampliado

O aumento de pontos de vacinação fora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é uma das estratégias do Programa Protege Macapá – Vacine Contra Gripe, idealizado pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Vigilância em Saúde

0 101

Em um esforço conjunto, as Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e de Saúde (Semsa) ampliaram o prazo para que os munícipes procurem o ponto de vacinação contra a Influenza, na Praça Floriano Peixoto: até a próxima sexta-feira (26), com funcionamento das 8h às 17h. Na tarde desta segunda-feira (22), o movimento estava intenso.

A princípio, o ponto ficaria disponível até o último domingo (21), mas devido a alta procura, a Prefeitura de Macapá estendeu o período de funcionamento e as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão à disposição do público por uma semana.

O público-alvo da ação são todos acima dos seis meses e que não tenham sintomas de gripe. O aumento de pontos de vacinação fora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é uma das estratégias do Programa Protege Macapá – Vacine Contra Gripe, que desenvolve ações que se concentram na ampliação da cobertura vacinal, adoção de um protocolo de tratamento médico para casos diagnosticados e a conscientização da população para a importância da vacinação.

- Advertisement -

“Se vacinar é importante, pois evita que a pessoa adquira a forma mais grave da infecção. Pais e comunidade em geral precisam ter a vigilância em manter a caderneta de vacina sempre atualizada”, disse o enfermeiro da Semsa, Ermeson Barros.

Para a professora Alinne Brito, dose de imunizante aplicada no braço é sinônimo de amor e cuidado. “A prevenção da saúde começa pela educação. Estou muito feliz por estar vacinada, sabendo que estarei com minha saúde em dia. Poderei trabalhar com tranquilidade, que não vou sofrer a forma mais grave desse surto gripal”.

“Sem dúvida, essa proteção é importante. Ações como essa são a garantia de proteção a todas as nossas crianças. O Heitor tem todas as vacinas em dia. Que as crianças possam se proteger da gripe o quanto antes”, ressalta a acadêmica de Psicologia, Suellen Brito.

Vacine contra gripe!

A vacinação contra a Influenza está disponível para toda a população. As doses são aplicadas em todas as UBSs, das 8h às 17h. Nas Unidades São Pedro, Congós, Infraero 2, Marcelo Cândia, Perpétuo Socorro, Marabaixo e Pedro Barros no bairro Fazendinha, ocorre das 17h às 21h.

Existe, ainda, o mutirão de vacinação, que percorre os bairros de Macapá, indo de porta em porta à casa dos moradores. A estratégia leva em conta o aumento do número de infectados e o baixo índice de cobertura vacinal registrado na capital.

Fotos: Nágila Rocha/PMM

Comentários
Carregando...