Amapá é campeão do Campeonato Brasileiro Regional de Judô

Time feminino ficou em primeiro lugar, garantindo 56 medalhas. Já o masculino em segundo lugar com 42 medalhas

0 171

Encerrou neste domingo (2) o Campeonato Brasileiro Regional de Judô I. O estado do Amapá que sediou o evento esportivo conquistou o título inédito de campeão. Ao todo, 179 amapaenses participaram da competição que aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O time amapaense feminino ficou em primeiro lugar, garantindo 56 medalhas. Já o masculino, em segundo lugar com 42 medalhas.

“Esse é um momento importante para os nossos desportistas. É uma satisfação poder fazer parte da história e trajetória de cada um. Ficamos em primeiro lugar no feminino, segundo lugar no masculino e primeiro lugar no geral”, comemorou o coordenador da Comel, Bruno Igreja.

Mais de 300 atletas vieram de fora para participar da competição. O evento teve a participação especial do 1º Campeão Mundial de Judô  e 1º bicampeão da América Latina, João Derly. “Essa é uma região muito importante e o nível da disputa foi altíssimo. Acredito que valeu a pena o esforço de cada um’, disse o ex-lutador.

Esforço foi uma das palavras mais faladas pelos medalhistas. Kauã dos Santos, de 13 anos, atleta amapaense destacou a importância da perseverança em sua vida.

“Alegria descreve o dia de hoje. Esse é meu primeiro campeonato e já estou levando medalha de ouro para casa. Agradeço a disciplina que conquistei no projeto social que faço parte. Sem determinação, dedicação e abdicação não chegaria até aqui”, relatou emocionado.

A lutadora amapaense, Fabricia Costa, de 16 anos, também levou medalha de ouro para casa. “Que honra subir nesse pódio, vencer no meu estado e conquistar medalha de ouro. Meu objetivo é ganhar mais vezes e ser uma grande campeã”, afirmou sorridente.

Maycon Douglas, de 14 anos, veio do Piauí, o jovem atleta já participou de 7 competições, mas diz que a emoção é sempre diferente. “Dei o meu melhor como sempre faço. Cada luta é uma evolução a gente vai aperfeiçoando. Minha alegria e satisfação está em cima do tatame. Serei campeão olímpico”, disse o atleta.

Celina Benke, de 15 anos, também é atleta do Piauí, para ela o tatame é mais que um esporte de competição. “O judô é minha vida. Amo o que faço e todos os dias pratico para sempre entregar o melhor de mim nas lutas”, afirmou.

Campeonato Brasileiro Regional de Judô I

Competição iniciou no sábado, 1 e encerrou no domingo, 2. A segunda fase é o Brasileirão que reúne novamente todos os estados. No total, 547 atletas participaram do campeonato. Este é o segundo ano que o evento acontece na capital e a primeira vez que recebe apoio da Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel).

Presidente da Federação Amapaense de Judô ao lado do Prefeito de Macapá, Dr. Furlan durante entrega da placa de agradecimento /Foto: Renato Costa/PMM

“Esse sucesso é resultado do apoio da gestão municipal, que acredita no esporte e no judô amapaense. Nossa retribuição foi vencendo o título nesse evento. Aproveitamos para presentear o prefeito da capital com a entrega de uma placa simbólica que representa o sentimento de gratidão dos nossos desportistas”, agradeceu o presidente da Federação Amapaense de Judô, Adriano Lins.

Fotos: Renato Costa/PMM

Comentários
Carregando...